Participamos do

Projeto Abrace seleciona jovens para curso de capacitação profissional

O curso é voltado para pessoas de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade, moradores dos bairros Mucuripe, Cais do Porto, Vicente Pinzon ou Praia do Futuro
17:03 | Jul. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por meio do Projeto Abrace, a organização da sociedade civil O Pequeno Nazareno abre pré-inscrições para cursos de capacitação profissional para adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos. Os cursos colocarão os jovens nas condições de aprendizes nas áreas de auxiliar de vendas e varejo. O período de inscrição vai desta quinta-feira, 2, a 9 de julho. São 200 vagas para moradores de quatro bairros da zona leste de Fortaleza, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Inscrições podem ser realizadas em formulário online ou presencialmente nas comunidades que serão atendidas, nos bairros Mucuripe, Cais do Porto, Vicente Pinzon e Praia do Futuro. Os jovens devem estar preferencialmente matriculados na rede pública de ensino, ou ter ensino médio completo. O curso terá duração total de 408 horas/aula.

De acordo com a associação, os bairros foram escolhidos por conta da desigualdade em relação ao arredor, como Meireles, Aldeota e Dionísio Torres — que têm um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparável aos de países desenvolvidos —, enquanto os escolhidos têm a cifra menor do que países de qualidade de vida difícil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) indicaram que dos quase 2,5 milhões habitantes de Fortaleza (CENSO IBGE 2010), 33% vivem abaixo da linha da pobreza, sendo 5,46%, em situação de extrema pobreza.

Nos bairros escolhidos, a extrema pobreza está acima da média, com 9,33% dos moradores nessa situação no Vicente Pinzon; 8,11% no Cais do Porto; 9,47% no Mucuripe e 5,59% na Praia do Futuro II. Ainda com dados do Ipece, Vicente Pinzon e Praia do Futuro estão entre os 20 bairros de Fortaleza que mais concentram homicídios entre adolescentes (cerca de 48,25%).

A associação O Pequeno Nazareno ressalta que, nas regiões, políticas públicas básicas não atendem todas as demandas. A rede de ensino público tem uma creche, 19 escolas de ensino fundamental e sete de ensino médio. De serviços de saúde, existem apenas três postos para a totalidade de quatro comunidades. Há apenas um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), voltado para adolescentes, na região, o que indica a vulnerabilidade da região. E não há um Conselho Tutelar, que proteja as crianças e adolescentes dos bairros.

Serviço

Pré-Inscrições para cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho; para adolescentes e jovens de 14 a 21 anos
Data: 2 a 9 de julho
Onde: Redes Sociais da OSC O Pequeno Nazareno ou presencial nas comunidades do Mucuripe, Cais do Porto, Vicente Pinzon e Praia do Futuro
Mais informações: Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da OSC O Pequeno Nazareno, 85 98828-2288. / Cíntia Caroline: Assistente Social, coordenadora do Projeto de Aprendizagem, (85) 85 98623-4252

Link de inscrição

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags