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Vereador propõe internet gratuita para professores e alunos em escolas da rede municipal

Projetos defendem como "inadiável" política de inovação tecnológica nas escolas públicas para garantir a conectividade a todos — estudantes e professores — como ferramenta de estudo
22:13 | Jun. 11, 2020
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O vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Fortaleza, apresentou dois projetos de indicação na Casa com o intuito de promover o acesso à internet em escolas da rede municipal, tanto para estudantes, quanto professores. As propostas foram pensadas com base na exclusão digital, que ainda acontece em comunidades, municípios e estados brasileiros. As matérias legislativas sobre a questão foram protocoladas e tramitam no Legislativo Municipal para suas devidas inclusões na pauta da Casa.

As ferramentas online viabilizam a produção de conteúdos escolares, assim como o seu compartilhamento e troca de conteúdos, com a possibilidade de diversas informações. Mas, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 46 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet. No levantamento realizado, as regiões Norte e Nordeste têm quadro mais grave, principalmente em zonas rurais e periféricas. Evaldo defende a importância de compreender essa realidade.

O vereador explica que a iniciativa pretende atingir olhares sensíveis do Parlamento, pois para muitas comunidades, é uma questão de urgência. De acordo com Evaldo, a desigualdade fica em evidência principalmente nos tempos de isolamento social, pois alunos e profissionais da Educação estão sem estrutura para utilizar conteúdos.

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Evaldo também defende que é preciso fortalecer políticas públicas para garantir essa inclusão de alunos nas escolas públicas que têm acesso ao conteúdo educativo online. De acordo com o parlamentar, a iniciativa cumpre o dever da oferta de educação de qualidade para todos, sem distinções, com o objetivo de garantir oportunidades iguais aos que precisam.

Os projetos de indicação voltados à questão, de números 230/20 e 231/20, defendem como inadiável uma política de inovação tecnológica nas escolas públicas, para garantir a conectividade a todos como ferramenta de estudo. 

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