Participamos do

Em dia de chuva de pós-estação, temperatura mais amena é registrada no Ceará

Segundo Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia, a precipitação pode acontecer principalmente no período da tarde e noite, variando de fraca à moderada, com caráter passageiro a isolado
15:37 | Jun. 10, 2020
Autor Lucas de Paula
Foto do autor
Lucas de Paula Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortalezenses foram surpreendidos por chuva e pelo clima mais ameno nesta quarta-feira, 10. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno pode ocorrer pontualmente em junho, mês que compõe o período de pós-estação. Pelo menos até os próximos três dias há possibilidade de continuar com as chuvas. Hoje, a menor temperatura chegou a 23,6 graus. 

Segundo Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia, a precipitação pode acontecer principalmente no período da tarde e noite, variando de fraca à moderada, com caráter passageiro a isolado. Há possibilidade de chuvas na Faixa Litorânea, no Maciço de Baturité e na Região Jaguaribana na quinta-feira, 11. Na sexta-feira a previsão é a mesma, exceto para a Região Jaguarabiana.

Apesar de a chuva causar aos fortalezenses a sensação um clima mais ameno, não há temperatura baixa relevante. Fortaleza registrou 23º C de temperatura mínima e 28º de máxima, com predomínio de nebulosidade variável. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a Funceme ao O POVO, devido ao Ceará estar localizado mais próximo à Linha do Equador do que outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, as temperaturas tendem a apresentar uma pequena redução. Em junho e julho há uma leve variação, de média de 1°C.

A temperatura média em junho e julho anualmente é de 23.1, ou seja, a mesma temperatura mínima que apresentada hoje. Para os próximos dias, a previsão é de que haja máxima de 31º, com mínima de 23º C, na quinta-feira; e 33º C, com mínima de 24º C, na sexta-feira.

No vídeo abaixo, destaque para a chuva neste quarta-feira em Guaramiranga

De acordo com a Funceme, o mês de junho marca o início do período de pós-estação chuvosa. Mesmo com menos chuvas, até o fim de julho ainda é esperada precipitação ao longo do território cearense. “Embora se observe uma redução das precipitações, a Pós-Estação não representa o fim das precipitações no Ceará. Neste período, tornam-se mais frequentes a formação de Ondas de Leste na costa da África, que se deslocam até a região Nordeste, favorecendo a ocorrência de chuvas", explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Além de Fortaleza, houve chuva em várias cidades. Entre 7h dessa terça-feira, 9, e 7h desta quarta-feira, 10, 39 municípios registraram chuvas. Veja os 10 municípios com maiores acumulados:

Palhano (Posto Palhano): 53 mm
Morada Nova (Posto Fazenda Lacraia): 39,6 mm
Caucaia (Posto Sítios Novos): 35 mm
Cascavel (Posto Guanacés): 34 mm
Russas (Posto Peixe): 33 mm
Morada Nova (Posto Lagoa Da Serra) : 32 mm
Morada Nova (Posto Morada Nova) : 31 mm
Fortaleza (Posto Fundação Maria Nilva): 29,4 mm
Morada Nova (Posto Açude Cipoada): 28 mm
Iracema (Posto Iracema): 27 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar