Fortaleza registra aumento de 10% no uso de transporte público desde segunda
O disparo foi o maior registrado pela plataforma Moovit quando comparada a outras cidades brasileiras e bate com o período de início da fase de testes da reabertura da economia no EstadoCom a reabertura gradual das atividades econômicas, que teve início na última segunda-feira, 1°, o uso de transportes públicos aumentou em Fortaleza. De acordo com dados do aplicativo de mobilidade urbana Moovit, foi registrado um crescimento de 10% do uso desse tipo de transporte na Capital nesta semana. O disparo foi o maior registrado pela plataforma quando comparada a outras cidades brasileiras.
O aplicativo utiliza ferramenta que analisa o comportamento urbano quanto à locomoção em municípios por meio de transporte público. O levantamento leva em consideração a busca pela plataforma, que mostra a linha de ônibus, estação, trem ou metrô mais próximas para completar o trajeto escolhido pelo usuário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com esse balanço, Fortaleza vinha mostrando queda no uso de transporte público desde março deste ano, quando o decreto estadual de isolamento foi anunciado. A diminuição da procura por meios públicos de locomoção na Capital se mantinha em uma média acima de 70% nos últimos meses, fazendo com que o Município liderasse nessa categoria frente a outras regiões do Brasil.
Durante esta semana, no entanto, houve um disparo de 10% na procura por transporte público no aplicativo, fazendo com que o índice de queda das buscas chegasse a 67,2% nesta sexta-feira, 5. Dessa maneira, Fortaleza deixou de ser a cidade com a maior redução no uso de transporte gratuito, ficando atrás apenas de Salvador.
Com a flexibilização do isolamento social e a retomada de serviços do comércio, cerca de 66.975 pessoas voltaram ao trabalho nesta semana, em 17 setores, que estão sendo monitorados e agindo sob regras de funcionamento. Os próximos passos do plano de reabertura de atividades no Estado devem ser divulgados até o próximo sábado, 6.