Participamos do

Parque localizado no Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante, será inaugurado nesta segunda

As intervenções fazem parte de uma parceria público-privada com objetivo de recuperar e transformar a área, antes degradada, que possui cerca de quatro hectares de extensão
17:07 | Mar. 13, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O parque urbano denominado Parque da Longevidade será inaugurado na segunda-feira, 16, pelo prefeito Roberto Cláudio. Localizado no Sítio Tunga, no bairro Luciano Cavalcante, as intervenções fazem parte de uma parceria público-privada com objetivo de recuperar e transformar a área, antes degradada, que possui cerca de quatro hectares de extensão.

As obras de urbanização, que tiveram início em agosto de 2019, representaram ganho de área verde, além da disponibilização de ciclovia, academia ao ar livre, areninha, quadra de vôlei, playground, cachorródromo, entre outros. O investimento aplicado foi de aproximadamente R$ 1 milhão, pago como contrapartida pela empresa parceira, sem custos monetários para o Município. Também está incluso na parceria a manutenção do equipamento pelos próximos 10 anos.

“Prevista no Estatuto da Cidade, a Operação Urbana Consorciada (OUC), proporciona para áreas degradadas ou sub-utilizadas da cidade transformações urbanísticas, sociais e ambientais. O instrumento urbanístico, regulamentado pela constituição, beneficia os moradores com mais qualidade de vida e lazer em áreas de uso coletivo”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A revitalização do Sítio Tunga, fruto de Operação Urbana Consorciada (OUC) em parceria com a FCM Comercial Ltda e WR Engenharia, inclui, além do Parque da Longevidade, a avenida Léa Pompeu, que consiste no prolongamento da avenida Bolivar Pinto Bandeira e interliga os bairros Jardim das Oliveiras e Luciano Cavalcante. Além do asfalto, a avenida recebeu sinalização de trânsito vertical e horizontal, ciclofaixa bidirecional, canteiro central, nova iluminação, passeio, paisagismo e drenagem.

Serão construídas, ainda como parte do convênio, habitações de caráter social. A Prefeitura de Fortaleza realizou a adequação do parâmetro urbanístico do local, permitindo a construção de um empreendimento que contará com unidades familiares, comerciais e de serviços.

Histórico

Em calendário anterior, a OUC Sítio Tunga teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito Roberto Cláudio no dia 9 de outubro de 2017, com prazo inicial de conclusão para abril de 2018.

Conforme matéria publicada pelo O POVO à época, a OUC foi aprovada em abril de 2011 e determinava permuta entre terrenos da Prefeitura e das construtoras. "No acordo, o Município recebe área na avenida Juscelino Kubitscheck, no Passaré, para construir o conjunto habitacional Margaria Alves", cita o texto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar