Participamos do

Fortaleza amanhece sob chuva; alagamentos e trânsito lento foram registrados

Ainda nesta quarta, conforme previsão, há tendência de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões do Estado
09:43 | Mar. 11, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A capital cearense amanheceu sob chuva nesta quarta-feira, 11. Ruas do Centro da cidade registraram intensos alagamentos, como a Pedro Pereira. O POVO circulou por alguns bairros, como Aerolândia. Moradores reclamaram de transtornos.

Na avenida Governador Raul Barbosa com a rua Coronel Gonçalo, o comerciante Márcio Anderson conta que sempre é assim quando chove. Ele, que trabalha em uma farmácia, enfrenta dificuldades para conseguir chegar ao local. "Complicado tanto para a gente que anda de moto, quanto para quem anda a pé. Também está um transtorno para comerciantes", diz.

Um de seus vizinhos, dono de uma galeteria, precisou pausar suas atividades por um tempo. Segundo Márcio, uma das chuvas nas últimas semanas fez com que o comerciante não conseguisse voltar ao trabalho. "Está horrível de transitar. Depois de uma reforma que fizeram, basta dar uma chuva que alaga tudo", acrescenta. Márcio disse ao O POVO que quando chove os moradores ficam "aterrorizados".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao longo da manhã, perto das 9 horas, com chuva mais amena, o trânsito começou a fluir com mais tranquilidade em alguns pontos. Não foi o caso da avenida Américo Barreira com rua Mozart Firmeza. Lá, lixos e entulhos se misturaram ao alagamento e dificultaram passagem de pedestres e condutores. 

Lixos e entulhos se misturaram à água da chuva na avenida Américo Barreira com rua Mozart Firmeza
Lixos e entulhos se misturaram à água da chuva na avenida Américo Barreira com rua Mozart Firmeza (Foto: Marília Freitas/Especial para O POVO)

 

Com informações da repórter Marília Freitas

Ceará registra chuva em mais de 40 municípios; Granja aparece com 100 milímetros

Choveu em mais de 40 municípios do Ceará entre as 7 horas de terça, 10, e 7 horas desta quarta, 11. O posto de Granja foi o que registrou maior acúmulo, de 100 milímetros (mm). Fortaleza também amanheceu sob chuva nesta quarta. Segundo radar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação em Fortaleza aumentou por volta das 6h30min, onde começou a ser considerada como "moderada" no medidor.

Já segundo o calendário de chuvas da Funceme, os postos que mais acumularam chuvas, depois do de Granja, foram Ararendá (47 mm) e Massapê (43,4 mm). Durante o dia, a máxima de temperatura deve ficar em 31 graus e a mínima em 25°.

Nova Russas registra sua maior chuva da série histórica em 42 anos

Localizado na macrorregião da Ibiapaba, o município de Novas Russas registrou a maior chuva de sua série histórica às 7 horas desta quarta-feira, 11. O acumulado de 157 mm ultrapassa o anteriormente registrado de 155 mm no posto de Novas Russas em 1977 e se consolida como o 5º maior observado no Ceará neste ano pela Funceme.

Segundo o metereologista Raul Fritz, o fenômeno pode ter sido resultado de um acumulado expressivo no município devido a uma nuvem do tipo Cumulonimbus, conhecida como "nuvem de tempestade". "Ela resulta de uma convecção muito intensa e profunda típica da região muito próxima do Equador, de áreas tropicais do planeta, e tem uma altura muito grande desde a base até o topo. Isso provoca pancadas de chuvas intensas e relativamente rápidas", complementa o especialista. A nuvem também alcançou os municípios vizinhos da região, de Ipueiras e Catunda.

Previsão

Ainda nesta quarta, conforme previsão, há tendência de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões do Estado. Na quinta, 12, e na sexta, 13, a previsão é de predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar