Participamos do

Sensação de calor pode ser prenúncio de chuvas em Fortaleza

Poucos ventos e umidade do ar elevada aumentam sensação térmica e chance de precipitações
11:50 | Mar. 03, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os últimos dias têm sido de sensação de calor na Capital. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), porém, as temperaturas estão dentro da média para esta época do ano. O motivo de a cidade aparentar estar mais quente que o habitual, segundo o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, é a combinação entre a baixa velocidade dos ventos e a alta umidade do ar.

A umidade registrada pela Fundação em Fortaleza desde o último domingo, 1º, até esta terça-feira, 3, ficou entre 68,7% e 93,2%. A velocidade dos ventos, por sua vez, teve média de 6,5 km/h.

As duas ocorrências acabam gerando uma sensação de calor maior pois dificultam a evaporação do suor: a alta umidade dificulta a perda de água da pele para o ambiente, enquanto os baixos ventos não movimentam o ar ao redor do nosso corpo, ação que faz as partículas de água se dispersarem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Raul afirma que alta umidade e baixos ventos colaboram, além da sensação de calor, para a formação de chuvas. O motivo é que, com o ar úmido parado e quente, ele tende a subir para a atmosfera, e a concentração dessa massa de ar gera as nuvens de chuva. Esse tipo de movimentação é típico da quadra chuvosa e da zona de convergência intertropical, fenômeno meteorológico que está ocorrendo sobre o Ceará no momento. Essa zona gera uma área de baixa pressão atmosférica, que reduz a velocidade dos ventos.

O fato desses fatores gerarem ao mesmo tempo alta sensação térmica e elevadas chances de chuva gerou a crença popular de que uma sequência longa de dias quentes nessa época do ano é prenúncio de chuvas carregadas. Raul afirma que, embora exista uma relação clara entre os dois acontecimentos, não é possível garantir isso. Alterações meteorológicas, diz ele, podem alterar a formação de nuvens, dispersando-as ou levando-as para outras regiões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar