Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Memória: Tadeu Nascimento foi um dos principais nomes do jornalismo policial no Ceará

Jornalista passou pelo Sistema Verdes Mares, Jangadeiro, TV Cidade e TV Metrópole
13:15 | Fev. 17, 2020
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Corrigida às 15h55min

O jornalista e radialista cearense Tadeu Nascimento morreu na manhã desta segunda-feira, 17, aos 74 anos. Com longa atuação no jornalismo policial, trabalhou em rádios - incluindo a AM O POVO na década de 1980 - e TV, foi vereador e se formou em Psicologia. Tadeu Nascimento foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de acidente de trânsito em novembro último.

Considerado pioneiro no jornalismo policial, foi o primeiro apresentador do "Barra Pesada", na TV Jangadeiro. O programa estreou no dia 17 de julho de 1990. Tadeu apresentou o "Barra" por dois anos, dando lugar a Nonato Albuquerque. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Logo depois, em 1993, estreou na TV Cidade o "Tadeu Nascimento Repórter". 

Em 2001, apresentou o programa Rota 22, na TV Diário, que ia ao ar sempre no fim da tarde. Também trabalhou na rádio Verdes Mares com o "Na Rota do Crime". O programa ia ao ar de segunda a sábado, às 11 horas.

Em 2004, foi candidato a prefeito de Maracanaú, pelo PPS.

Em 2017, já atuando como psicólogo, foi um dos profissionais que compôs o Pronto Atendimento Psicológico (PA-Psi). Em vídeo publicado pelo colunista Eliomar de Lima, Tadeu Nascimento classificou Fortaleza como "uma cidade de desigualdades, criadora de estressados". "Isso vai estressando, cansando as pessoas, vai provocando todo um desequilíbrio mental", disse.

Em 2019, estava à frente do Jornal Metrópole, da TV Metrópole. Ele havia saído do trabalho, em Caucaia, antes de sofrer o acidente que o deixaria hospitalizado por três meses no Instituto Doutor José Frota (IJF).

Câmara Municipal de Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-vereador. Tadeu Nascimento também atuou no parlamento municipal entre 1993 e 1996, após ser eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 2.305 votos.

Na TV Fortaleza, comandou o programa "De Olho na Cidade", entre 2006 e 2008, facilitando a comunicação entre a população e os vereadores. "Tadeu Nascimento se destacou no telejornalismo cearense por dar voz aos anseios da comunidade, missão que trouxe também para a Câmara Municipal de Fortaleza. Nesse momento, destino minhas orações para que Deus conforte os familiares e amigos, com os quais me solidarizo pelo difícil momento", declarou Antônio Henrique.

Acidente

Na manhã de 22 de novembro de 2019, dia em que completou 74 anos, Tadeu Nascimento sofreu grave acidente de trânsito. Ele foi vítima de um AVC enquanto dirigia. 

O veículo colidiu com uma carreta na av. Presidente Costa e Silva, a Perimetral, no Bairro Mondubim. o condutor perdeu o controle do veículo, bateu em um ônibus, e acabou preso às ferragens até ser retirado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar