Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Programa de treinamento levará medicina integrativa a instituições sociais de Fortaleza

Parceria lançada entre a clínica Mundo Akar, o Iprede e a Associação Peter Pan deve beneficiar pacientes, familiares e funcionários

Pensar a saúde sob as perspectivas física, mental, espiritual e social está na essência da medicina integrativa. As técnicas integrativas complementam o trabalho da medicina tradicional e podem ser um diferencial no tratamento de quaisquer doenças. Na manhã desta segunda-feira, 3, ocorreu na sede da clínica Mundo Akar, especializada na área, o lançamento de um programa de treinamento que levará terapeutas em formação para atuar no Instituto da Primeira Infância (Iprede) e na Associação Peter Pan.  Os profissionais devem começar o trabalho entre o final de março e começo de abril.

Os métodos da medicina integrativa se utilizam de conhecimentos ancestrais que podem trazer benefícios no tratamento da ansiedade, do estresse e também na melhoria do sistema imunológico do paciente. Em Fortaleza, a clínica Mundo Akar atua há cinco anos oferecendo cerca de 40 técnicas integrativas.

O objetivo do programa lançado será atender, além dos pacientes, os familiares e os profissionais das entidades beneficiadas. Por meio da parceria, as instituições beneficiadas receberão em torno de 30 profissionais de cinco práticas integrativas diferentes: reiki, constelação familiar, massagem ayurvedica, ThetaHealing e barras de access.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O programa visa aperfeiçoar os profissionais que já estão no mercado e disseminar a medicina integrativa entre as pessoas que não têm acesso à prática, como explica Emanuela Gomes, psicóloga e diretora do Mundo Akar. “As terapias integrativas estão muito difundidas, mas nós nos preocupamos com o tipo de profissional [que está atuando]. Iremos aperfeiçoar esses profissionais e os levaremos para o Iprede e para o Peter Pan”, afirma.

Para Osivan Júnior, coordenador técnico assistencial, as técnicas integrativas podem ser um fator diferencial no tratamento das 1.200 crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Instituto. “Trabalhamos principalmente com o vínculo mãe e filho. Percebemos que a proposta que o Mundo Akar nos trouxe vai ser importantíssima para essas famílias. Essa possibilidade de conhecer [as técnicas] é fundamental e vai ajudar bastante no tratamento”, comenta.

A coordenadora do setor de Saúde Mental da Associação Peter Pan, Mariana Bruno, lembra que o tratamento de crianças e adolescentes diagnosticados com câncer afeta toda a família. “As terapias integrativas são para o tratamento tanto do cuidador como do paciente. As chances de cura podem ser aumentadas por conta delas”, diz. Durante o ano, a Associação atende 2.500 famílias de crianças e adolescentes de até 18 anos.

Como funciona o treinamento


Cada uma das cinco modalidades que serão aplicadas no Iprede e na Associação Peter Pan tem um cronograma de atividades específico, que dura cerca de seis meses. Após a introdução no conteúdo teórico, os terapeutas em formação farão as aulas práticas na duas associações. Os futuros profissionais serão avaliados nos atendimentos ao corpo técnico, clínico, familiares e pacientes das organizações. 

Para participar do curso, o candidato deve comprovar a formação na área feita no Mundo Akar ou em outra instituição, sendo necessária apresentação do certificado. Haverá um processo seletivo para validar essa formação com um tutor.

Inicialmente, foram abertas as inscrições para os profissionais da técnica de reiki. As demais turmas devem ser inauguradas nos próximos meses. Pessoas interessadas em ter a formação em uma das técnicas de medicina integrativa não necessariamente precisam ter formação na área da saúde. 

 

Conheça as terapias que serão aplicadas na Associação Peter Pan e no Iprede pelos terapeutas em formação:

Reiki
Prática criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Por meio dessa técnica, é possível canalizar a energia universal Ki a fim de restabelecer o equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.

Constelação Familiar
Prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

Massagem Ayurvedica
Massagem feita com óleo vegetal e pó que aquece o corpo. Estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas. Por meio de toques profundos, propicia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-estresse e antidepressivos.

ThetaHealing
É uma técnica de cura energética que ensina a identificar e liberar crenças e padrões que impedem o paciente de ser feliz. Por meio dessa ferramenta, o paciente aprende a olhar para si, se reconectando profundamente com a essência.

Barras de Access
Terapia corporal que o paciente se desprenda de pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que a pessoa tenha registrado sobre qualquer situação.

Serviço

Reiki Trainee - Mundo Akar

Endereço: rua Felipe Nery, nº 1000 – Bairro Guararapes
Preço: 6 parcelas de R$ 250,00 
Inscrições: www.sympla.com.br/mundoakar

Vagas limitadas

Mais informações:
Telefone: (85) 3879 2444
Whatsapp: (85) 99199 6231

Instagram: @mundo_akar

Iprede

Endereço: rua Professor Carlos Lobo, 15 - Cidade dos Funcionários

Telefone: (85) 3218 4000

Associação Peter Pan

Endereço: rua Alberto Montzuma, 350 - Vila União

Telefone: (85) 4008 4109

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar