Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Processo de solicitação das carteiras estudantis 2020 começa nesta segunda

Os alunos da rede pública e da rede particular têm mais de uma opção para solicitar o documento, mas todos precisam ter a biometria facial, que é a foto a ser impressa na carteira
22:21 | Fev. 03, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza deu início ao processo de solicitação das carteiras estudantis 2020 nesta segunda-feira, 3. Os alunos da rede pública e da rede particular têm mais de uma opção para solicitar o documento, mas todos precisam ter a biometria facial, que é a foto a ser impressa na carteira.

Para os alunos da rede pública municipal e estadual, a carteira será solicitada pela direção das escolas, que solicitam a gratuidade. No caso da rede particular, os boletos para pagamento variam entre R$ 30 e R$ 38 e podem ser pagos em qualquer instituição financeira. Depois de realizados os pedidos, os estudantes devem aguardar a entrega das carteiras nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

Alunos de universidades públicas devem solicitar pessoalmente os documentos, levando RG, CPF e comprovante de residência a um dos postos de atendimento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e apresentar os documentos atualizados, além da declaração de matrícula. Os postos de atendimento são os terminais de integração da Parangaba, Siqueira, Papicu, Praça Coração de Jesus e nas sedes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Etufor, Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, Shopping Aldeota e no Rio Mar Kennedy. Alunos novatos, que nunca tiveram carteira de estudante, devem realizar a biometria em um dos locais citados anteriormente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição, basta imprimir o boleto no site da Etufor e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos referentes ao processo de 2020 nas escolas particulares. Caso o aluno tenha mudado de escola ou de universidade particular, é necessário solicitar a confirmação da matrícula na instituição atual para que os dados sejam atualizados e para imprimir o boleto.

“É importante esclarecer que as carteiras estudantis para o uso no transporte público de Fortaleza devem ser solicitadas normalmente e não deve ser confundidas com a carteira digital gratuita emitida pelo Ministério da Educação”, informa Ivanderly Carvalho, coordenadora da Divisão de Gestão de Carteira de Estudantes da Etufor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar