Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Desafios para estudantes não terminam com divulgação de listas do Sisu

Enquanto alguns têm esperanças para Fies ou ProUni, outros ainda enfrentam dificuldades com o MEC. Ontem, site do Sisu apresentou erros para lista de espera
19:15 | Jan. 29, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A divulgação das listas de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 na noite da terça-feira, 28, trouxe alegrias para muitos estudantes, mas também novas dificuldades para outros. Um deles é o estudante Lucas Campos, de 18 anos, que agora aguarda pelos resultados de outros vestibulares e espera conseguir vagas em programas que também dependem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Lucas prestou o Enem 2019 tentando ingressar nos cursos de Gestão Desportiva e de Lazer ou de Engenharia de Estradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). “Essa balbúrdia do Enem sem dúvidas acabou atrapalhando o Sisu. Milhares de estudantes ficam na espera por uma vaga nas principais universidades do País”, opina. “E me atrapalhou também. Os cursos aumentaram bruscamente a nota de corte, o que acabou gerando uma agonia e desconfiança.”

“Achei um descaso, eles deveriam ter mais responsabilidade. Foi uma desorganização total, além da ansiedade que gerou em várias pessoas e a pergunta que fica é ‘Será que eles corrigiram minha prova corretamente?’”, desabafa uma amiga de Lucas - que não quis se identificar. A jovem busca uma vaga em Publicidade e Propaganda ou em Jornalismo e conta que as preocupações se refletiram no corpo. “Tive muita insônia, um cansaço persistente, sem falar do desânimo.”

Os amigos não foram classificados nas listas de chamada regular e manifestarão interesse na lista de espera. Entretanto, o sistema tem apresentado problemas. “Ainda não tentei, mas já ouvi comentários de amigos que estão tendo problemas com o site, como ele não abrir”, conta Lucas. Nesta quarta-feira, 29, o assunto chegou aos mais comentados das redes sociais quando candidatos que se inscreveram em apenas uma opção de curso manifestaram que não conseguem entrar para a lista de espera de sua primeira opção. Isso porque o sistema diz que já está na lista da segunda - que nunca foi marcada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO procurou o Ministério da Educação para confirmar se houve instabilidade no sistema, o que poderia ter provocado o erro, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Clique na imagem para abrir a galeria

Ao mesmo tempo, outros estudantes ainda têm de lidar com erros anteriores: aqueles apontados na correção do exame nacional. A maranhense Nathália Amaro, 20, faz parte de um grupo de 52 jovens que, sentindo-se prejudicados por incoerências na nota, abriram denúncia e pedido de abertura de inquérito civil. Ela conta que a maioria não entrou na lista regular de classificados e ainda aguarda uma resposta judicial. “Outros, que buscavam cursos menos concorridos e com nota de corte menor, conseguiram ou têm esperança na lista de espera. Mas ainda dão total apoio”, relata.

Clique na imagem para abrir a galeria

Pedro Henrique Pontes, de 17 anos, foi aprovado para o curso que desejava. Em breve estará na Universidade Federal do Ceará para as aulas de Sistemas e Mídias Digitais. Pedro conta que o fato de o Sisu ter inscrito os candidatos nas duas opções escolhidas por cada um, aumentou as notas de corte e o deixou "meio preocupado". "A demora me deixou ansioso, mas saiu antes do que eu esperava." Mesmo feliz com a aprovação, o jovem acredita que o Ministério da Educação poderia "ter deixado mais clara a correção dos erros" e que "todos os participantes deveriam ter a nota verificada". Agora ele espera o dia 3 de março para realizar sua matrícula na UFC.

Confira as novas datas do Sisu

Nesta edição do Sisu estavam em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o País. Para ver a classificação é preciso acessar o site do Sisu (https://sisu.mec.gov.br). É possível verificar os resultados por meio do boletim do candidato ou diretamente nas listas de selecionados para cada curso.


29/1 a 4/2 - Matrícula da chamada regular

Agora é o período de inscrições nas universidades para aqueles que foram selecionados na lista de chamada regular, divulgada na noite de terça-feira, 28.

29/1 a 4/2 - Inscrição na lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo. Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição.

7/2 a 30/4 - Convocação dos candidatos em lista de espera

Na lista de espera, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula.

Novas datas do ProUni

A atual edição do Prouni vai selecionar estudantes para 251.139 bolsas parciais e integrais para faculdades privadas com base nas notas do Enem. As inscrições, que também haviam sido suspensas, foram prorrogadas até o dia 1º de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o acréscimo de um dia no prazo se deu "para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem". Consulta das bolsas disponíveis pode ser feita no site do programa com base em três critérios: o curso, a instituição ou o município desejado.

28/1 a 1º/2 | Período de inscrições
4/2 | Resultado da 1ª chamada
4 a 11/2 | Comprovação de informações da 1ª chamada
18/2 | Resultado da 2ª chamada
18 a 28/2 | Comprovação de informações da 2ª chamada
6 a 9/3 | Prazo para participar da Lista de Espera
12/3 | Divulgação da Lista de Espera
13 a 16/3 | Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação

Financiamento estudantil

Outra forma de ingressar no Ensino Superior que depende das notas do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com inscrições previstas para fevereiro, o programa não sofreu alteração no cronograma. Veja as datas:

5 a 12/2 | Período de inscrições

26/2 | Divulgação dos resultados

27/2 a 2/3 | Complementação da inscrição dos selecionados

28/2 a 31/3 | Pré-seleção em lista de espera

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar