Pelo menos dez árvores caíram em Fortaleza durante chuvas no último ano
Com a chegada das chuvas o número de árvores caídas aumenta significativamente
Fortes chuvas podem trazer consigo transtornos diversos. Em Fortaleza, algumas áreas e localidades já são conhecidos pontos de alagamento; engarrafamentos se formam, quedas de energia também são recorrentes, assim como eventuais problemas em sinais de telefone. Além disso, árvores ou seus galhos podem cair, causando prejuízos e até mesmo acidentes. Desde o dia 11 de dezembro de 2019 até a última quarta-feira, 8, três casos de queda de árvore foram registrados em matérias do O POVO.
Em uma das ocasiões, a queda de uma árvore na avenida Bezerra de Menezes derrubou três postes e atingiu um ônibus durante uma tarde em que não chovia. Entretanto, a árvore teria caído por uma rajada de vento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda conforme matérias publicadas no O POVO desde janeiro de 2019, pelo menos dez árvores caíram em Fortaleza durante fortes chuvas. Esta lista desconsidera o caso da Bezerra de Menezes, já que a queda não foi diretamente causada por chuva. Relembre os casos:
- Duas árvores caíram no dia 1º de fevereiro: uma na Messejana, na rua José Hipólito, e outra na Sapiranga, na rua Conselheiro Gomes de Freitas.
- No dia 6 de março, uma árvore caiu na rua Padre Valdevino, e galhos de outras árvores caíram nas avenidas Virgílio Távora e Santos Dumont.
- Um raio derrubou uma árvore na praça Coração de Jesus, no Centro, no dia 27 de março.
- Duas árvores caíram na rua Professor Otávio Lobo, no Papicu, no dia 14 de abril.
- Uma árvore caiu na rua Norvinda Pires, na Aldeota, no dia 22 de maio. Moradores da região afirmaram ter solicaitado a retirada da planta dois dias antes do incidente.
- Uma árvore caiu, atingiu um carro e derrubou três postes na rua Julio Azevedo, no Papicu, no dia 30 de maio. Uma segunda árvore caiu na rua Oswaldo Cruz, no Meireles, no mesmo dia.
- No dia 11 de dezembro último, a avenida dos Expedicionários teve transtornos causados pela queda de uma árvore, que atingiu um motoqueiro, causando engarrafamento.
- Na última quarta-feira, 8 de janeiro, uma árvore caiu na rua Érico Mota, Parquelândia.
Dentre os casos noticiados, as datas chamam atenção: as quedas de árvores aconteceram entre fevereiro e maio, voltando a acontecer sete meses depois, em dezembro. Há uma congruência entre os meses das ocorrências e os períodos pré, durante e pós quadra chuvosa no Ceará.
A quem cabe o cuidado com as árvores?
Quando uma árvore cai, a retirada é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O POVO procurou a assessoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), solicitando informações sobre a quantidade de ocorrências desse tipo atendidas pelo Corpo de Bombeiros durante o ano de 2019. Conforme o órgão, estes dados não podem ser apresentados pois não é possível realizar uma pesquisa tão específica nos registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
O POVO também procurou a assessoria do Corpo de Bombeiros, que esclareceu que esse corte ou poda só é realizado pela corporação quando caracterizado o risco iminente. Essa avaliação é feita apenas quando uma guarnição é acionada para o local. Dependendo do caso, deve haver até uma avaliação técnica em certos casos. Conforme a assessoria do órgão, é esperado que essas ocorrências aumentem durante o período chuvoso.
O serviço de poda e corte de árvores em Fortaleza é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). A reportagem procurou a assessoria do órgão, questionando se há um monitoramento da situação das árvores no Município, e se tal trabalho é intensificado durante a quadra chuvosa. A solicitação, enviada por e-mail na tarde de quarta-feira, 8, não foi respondida até o fechamento desta matéria, na noite de quinta, 9.
No site da UrbFor, é explicado o procedimento: "A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local". Para solicitar poda de árvores, o cidadão deve entrar em contato pela Secretaria Regional do seu bairro, através do telefone 156 ou pelo Fala Fortaleza 0800 285 0880.
Ainda conforme o site, o serviço de corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional, já que depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.