Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Chuvas e raios: confira 15 cuidados importantes com a energia elétrica

Ações básicas podem evitar problemas elétricos comuns, como sobrecarga, curto-circuito e até acidentes com crianças
09:59 | Jan. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Férias, chuvas e raios. Em todos os cenários, há cuidados importantes com a energia elétrica que não podem passar batidos. A Enel Distribuição Ceará divulgou uma série de ações básicas que ajudam a evitar problemas elétricos comuns, como sobrecarga, curto-circuito e acidentes com crianças.

Em algumas épocas do ano a incidência de raios aumenta. Mais de 5 mil raios foram registrados no Ceará só nos primeiros dias deste ano. De acordo com a Enel, essa sobretensão é propagada pela rede de distribuição de energia. Assim, é possível que as residências sejam afetadas pelos cabos que ligam a instalação à rede elétrica.

Vale lembrar que, em grande ocorrência de raios que afetem a rede elétrica, a queima de equipamentos pode provocar incêndios. As dicas para evitar esses problemas vão do básico a cuidados específicos para quem tem criança em casa, além de alerta para quem escolhe a hora de dormir para carregar o smartphone.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Listamos 15 cuidados. Veja lista.

1. Oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto da rede elétrica.

2. Evitar conectar muitos equipamentos em uma mesma tomada por meio de "tês". A Enel alerta que há risco de sobrecarga e curto-circuito nesse procedimento.

3. Se for sair e deixar a casa vazia, não deixe "tês" ligados.

4. Opte por "tês" com dispositivos de proteção e para ligar e desligar. De acordo a Enel, eles ajudam a distribuir melhor a carga de energia.

5. Cheiro de queimado em aparelhos elétricos é um sinal de possível curto-circuito.

6. Desligue tomadas ao verificar que estão aquecidas.

7. Interrupção de energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente, além de lâmpadas que queimam muito rápido também podem ser sinais de curto-circuito.

8. Vai passear? Apague todas as luzes e desconecte antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet.

9. Verifique se a casa tem sistema de aterramento. Se não tiver é recomendado a instalação do fio terra.

10. Não passe fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas, principalmente com emendas malfeitas. A Enel alerta que isso pode causar curto-circuito e princípio de incêndio

11. Precisa carregar o celular? Não deixe carregador ligado durante a noite inteira.

12. Ainda em relação ao carregador de celular, é importante destacar que peças não originais de fábrica ou de má procedência podem causar aquecimento, curto-circuito e até incêndio.

13. A dica para quem tem criança em casa é instalar tomadas no padrão três pinos ou isolar a de outros padrões com protetores adequados. Lembre-se: criança em casa requer cuidados dobrados.

14. Desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo é de extrema importância. Só desligar aparelhos sem retirar da tomada pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios.

15. Quem opta por deixar lâmpada acesa pode instalar lâmpada eficiente com tecnologia a LED. São lâmpadas frias e com baixo consumo de energia.

Economia de energia

Os cuidados listados acima oferecem segurança e resultam em economia de energia. O computador, por exemplo, é responsável por 70% do consumo, ainda conforme a Enel. Por isso, é importante desligar a máquina, incluindo o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor também conta na economia.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) informa que "o consumo de aparelhos em stand by pode representar até 12% do consumo doméstico de energia, dependendo da quantidade de aparelhos".

A Enel atende a dúvidas ou emergência pelo número 0800.285.0196.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar