Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Chegada do Papai Noel atrai dezenas de famílias ao Parque do Cocó neste domingo

Iniciativa é do projeto Viva o Parque, que promove série de atividades gratuitas aos domingos, como oficinas, aulas de dança, trilhas e apresentações culturais

O projeto Viva o Parque atraiu dezenas de famílias ao Parque Estadual do Cocó, na manhã deste domingo, 22, para uma série de atividades; com direito a um momento especial: a chegada do Papai Noel. O evento, que ocorre todas as manhãs de domingo gratuitamente, conta com uma programação variada e para todas as idades.

Juliana Marques, 38, decidiu comemorar o aniversário de cinco anos do filho Eric no Cocó, para aproveitar as atividades do projeto e ver a chegada do Papai Noel. “Antes nós não tínhamos esse costume de vir ao Parque, depois do projeto virou um ambiente de muita alegria, cheio de crianças e brincadeiras, a gente vem sempre que possível”, comenta.

Para Francisco Pacheco, 56, morador de Cascavel, o momento é uma oportunidade de sair da rotina. Ele levou as netas Soraia, de cinco anos, e Sofia de dois anos para aproveitar o domingo e assistir a chegada do Papai Noel. “As crianças vivem praticamente o tempo inteiro dentro de casa e da escola, quando elas vêm para um evento assim é maravilhoso para todo mundo, porque é algo diferente”, comenta, enquanto revela uma vontade de ver algo parecido no interior. “Tem que levar para outros municípios, porque lá a gente fica mais isolado desse tipo de evento, se fizer um projeto desses no interior, vai ser uma maravilha”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O titular da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), Ulisses Rolim, destacou que a média de público que vai ao evento no Cocó é de cerca de 2.500 pessoas por domingo, mas que no período de férias o número é superior. Rolim, confirmou que há possibilidade de expansão para outros municípios cearenses e acredita que o sucesso visto na capital seria facilmente replicado em outras cidades. “O Viva o Parque tem esse objetivo de criar uma cultura de utilização dos parques, agregando valor a esses espaços. Nós também queremos levar isso para o interior do Estado”, pontua.

O Projeto

O Viva o Parque proporciona a aproximação da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. O projeto, que ocorre todas as manhãs de domingo, acontece no Parque do Cocó, no Sítio Curió, no Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, todos em Fortaleza, e também no Parque Estadual Botânico, em Caucaia.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), só no parque do Cocó, mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades nos últimos três anos. O titular da pasta, Artur Bruno, explicou que a ideia do projeto é ampliar as opções das famílias. “Nos domingos, Fortaleza, além da praia, agora tem a opção do parque. É um grande momento de encontros e sobretudo de valorização da natureza”.

Em relação a ampliação do projeto para o interior do Estado, o secretário revelou que foi procurado por algumas cidades cearenses, mas alerta que os recursos disponíveis só podem ser empregados em unidades de conservação. “Estamos estudando a implementação em áreas de conservação em Quixadá e no Crato. Se tivermos recursos, deveremos ampliar também para esses locais”, finaliza.

Serviço:

Projeto Viva o Parque

Quando: aos domingos

Locais:

Viva o Parque no Parque Estadual do Cocó, av. Padre Antônio Tomás, s/n - Cocó.

Horário: de 7h às 12h

Viva o Parque no Parque Estadual Botânico, estrada José Aragão e Albuquerque, S/n - Itambé, Caucaia.

Horário: de 9h às 12h

Viva o Parque na ARIE do Sítio Curió, av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n.

Horário: 8h às 12h

Viva o Parque na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo EEEP Darcy Ribeiro.

Horário: 8h às 12h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar