PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

PF deflagra operação contra fraude na Caixa Econômica, em Fortaleza

Operação ocorre em Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Maringá e Fortaleza

09:10 | 17/12/2019
Operação foi deflagrada em cinco cidades, incluindo Fortaleza
Operação foi deflagrada em cinco cidades, incluindo Fortaleza (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpre nove mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em cinco cidades, incluindo Fortaleza. A terceira fase da operação Assucena combate esquema de fraude em concessão de crédito rural na Caixa Econômica Federal. Operação ocorre em Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Maringá e Fortaleza. 

Os membros da organização criminosa são responsáveis pelo desvio de mais de R$ 6 milhões. Os mandados de prisão de busca e apreensão foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal. Além do Ceará, mais de 60 policiais federais cumprem as medidas no Paraná e em Roraima.

Para dar seguimento ao esquema fraudulento da concessão de créditos rurais, os criminosos usavam laranjas para abrir contas na Caixa Econômica Federal para pedir empréstimos rurais. As concessões eram concedidos a empresas de fachada que se passavam por grandes empreendimentos do agronegócio.

Entre os laranjas estão familiares dos fraudadores, como pai, mãe, esposa, companheira, filhos e outras pessoas sem qualquer relação com o mercado agrícola. Além disso, a colaboração de servidores da Caixa. Eles indicariam um profissional que consolidaria esses projetos usando dados dos laranjas, das empresas de fachada e de garantias inexistentes.