PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Espaço O POVO de Cultura & Arte recebe discussão sobre violência digital nesta quinta-feira, 19

Evento integra projeto transmídia que inclui dois podcasts, um especial digital e uma campanha nas mídias sociais

21:47 | 17/12/2019
Evento é gratuito e aberto ao público.
Evento é gratuito e aberto ao público. (Foto: Divulgação/ O POVO)

Pensando em fomentar as reflexões sobre violência na internet e a necessidade de combatê-la, nesta quinta-feira, 19, às 19 horas, acontece um painel sobre o assunto no Espaço O POVO de Cultura & Arte. O evento conta com a presença do ator e advogado Haroldo Guimarães, da pedagoga e blogueira feminista Lola Aronovich e do jornalista do O POVO Emerson Maranhão. A mediação será de Regina Ribeiro, também jornalista do O POVO.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking global de ofensas na internet, conforme pesquisa global realizada pelo Instituto Ipsos em 2018. Para o jornalista Emerson Maranhão, o evento é uma oportunidade para alertar a respeito dos perigos que a violência virtual representa. “As pessoas passaram a entender que se invisibilizam por trás dos monitores [do computador], o que não chega a ser verdade, mas é uma crença. O resultado disso é que a internet virou um vasto terreno de ódio”, analisa.

De acordo com Jimmy Lucas, gerente de inovação do O POVO, o projeto foi desenvolvido para atingir públicos distintos. “A gente toca em pontos diferentes do assunto por diversos meios. Chegamos pelo podcast, pelo portal de notícias, pelas redes sociais e pela mídia patrocinada, além do evento”, destaca.

Especial multimídia

Três de cada 10 pais brasileiros relataram ao Instituto Ipsos que seus filhos foram vítimas de bullying virtual. Esse dado e outros podem ser encontrados no especial “Violência na Internet”, lançado na última segunda-feira, 16. O especial também traz histórias, depoimentos anônimos e informações sobre como as pessoas podem denunciar e procurar ajuda nos casos de violência na internet.

Os podcasts “O Orgulho Contra-Ataca” e “Assim Caminha a Humanidade”, que também compõe o projeto sobre violência na internet, podem ser encontrados no site. O podcast “O Orgulho Contra-Ataca” foi criado com a missão de trazer vozes LGBTs, de negritude e de feminismo para a cultura pop, com convidados especiais e muita leveza a cada episódio.

No 21º episódio do podcast, Alice Falcão e Fernando Diego Sioli trazem exemplos da cultura pop e falam sobre agressões sofridas na internet por personalidades famosas, como Kelly Marie Tran (Star Wars), John Boyega (Star Wars), Idris Elba (007). Para o bate-papo, a advogada criminalista Sarah Suzye foi convidada para orientar sobre o que fazer em casos de agressões e crimes de ódio na internet.

Já no podcast "Assim Caminha a Humanidade", os apresentadores Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro fazem um resgate acerca da origem do cyberbullying e da violência praticada na internet, principalmente sobre machismo, racismo e homofobia. O podcast tem a proposta de abordar temas nas áreas de Filosofia, Mitologia e Psicologia.

Serviço:

Painel “Violência na Internet” no espaço O POVO de Cultura & Arte.

Quando: 19 de Dezembro

Horário: às 19 horas

Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio, Fortaleza)

O evento é gratuito e aberto ao público, sujeito apenas à lotação do espaço.