PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Programa de reciclagem disponibiliza 22 pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes em Fortaleza

As lâmpadas que podem ser recicladas são as fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico e luz mista

11:53 | 12/12/2019
Lâmpadas devem ser descartadas em locais específicos para não contaminar o meio ambiente
Lâmpadas devem ser descartadas em locais específicos para não contaminar o meio ambiente (Foto: DIVULGAÇÃO)

O programa Reciclus, da Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa, oferece 22 pontos de coleta permanentes de lâmpadas fluorescentes na Capital cearense. As lâmpadas que podem ser recicladas são as fluorescentes compactas e tubulares, de vapor de mercúrio, sódio ou metálico e luz mista.

Segundo a associação, a implantação dos pontos segue critérios técnicos como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

O descarte incorreto das lâmpadas pode acarretar problemas ambientais e de saúde. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem componentes como o mercúrio, que tem elevado risco de contaminação da água e do solo.

Ainda segundo a associação, o Brasil descarta incorretamente cerca de 50 milhões de lâmpadas por ano. "Por isso, o objetivo da Reciclus é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil, a fim de promover a destinação ambientalmente adequada", destaca em nota.

Somente em Fortaleza, desde 2018, foram coletados 10.026 kg de lâmpadas, seus resíduos podem ser reutilizados na fabricação de novos vidros para uso não alimentar, em pinos de latão e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser utilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

É recomendado que ao fazer o descarte das lâmpadas, elas não devam estar embaladas por nenhum material, como sacolas plásticas, pois o ponto de coleta já possui uma tecnologia própria para recebê-las.

PONTOS DE COLETA

Atacadão – Av. Senador Carlos Jereissati, s/n, Serrinha e  Av. General Osório de Paiva, 6297, Canindezinho

Carrefour Av. Godofredo Maciel, 3190, Parangaba

Cencosud (G.Barbosa) – Av. Gov. Parsifal Barroso, 600, Pres. Kennedy, rua Padre Valdevino, 920, Aldeota, rua Des. Lauro Nogueira, 1.500, Papicu

Leroy Merlin - rua Sebastião de Abreu, 600, Edson Queiroz

Makro - Av. Alberto Craveiro, 507, Dias Macedo

Mercadinhos São Luiz – Av. Oliveira Paiva, 170, Cidade dos Funcionários,  Av. Santos Dumont, 5.625, Papicu.

Normatel Av. Washington Soares, 1.500 - Loja 01, Edson de Queiroz, Av. Bezerra de Menezes, 788, São Gerardo, Av. Doutor Silas Munguba, 435, Parangaba, Av. Antonio Sales, 3410, Cocó, Av. Santos Dumont, 3870, Aldeota.

Pinheiro Supermercado – Av. Godofredo Maciel, 400, Mondubim

Walmart – Av. José Bastos, 1012, Rodolfo Teófilo, Av. Engenheiro Santana Júnior, 999, Papicu, 

Riachuelo rua Washington Soares, 85, Água Fria, rua Barão do Rio Branco, 106 /1071, Centro; rua Desembargador Lauro Nogueira, 1.500, Papicu