Motoristas reclamam de mudanças nas vias do Centro de Fortaleza
As obras do primeiro trinário de Fortaleza alteram três vias no Centro da cidadeA implantação do primeiro trinário de Fortaleza, envolvendo a avenida Duque de Caxias e as ruas Meton de Alencar e Clarindo Queiroz, começou no mês de agosto. De acordo com a Prefeitura, a obra trará melhorias para o transporte público, o deslocamento não-motorizado e a segurança viária. Reflexo das mudanças que já estão acontecendo, os motoristas de aplicativo relatam dificuldades em se deslocar pelas ruas do Centro. Conforme dados da Prefeitura, em 2017, 251 acidentes foram registrados nas três vias que fazem parte do trinário.
De acordo com os motoristas, as mudanças têm provocado congestionamento, refletindo no tempo de deslocamento. Os condutores destacam ainda que as ruas são muito estreitas, o que dificulta o embarque e desembarque de passageiros. Com a situação, os motoristas relatam que têm deixado de aceitar solicitações de viagem para o Centro.
Um desses motoristas, que preferiu não ser identificado, afirmou que em uma dessas viagens ao Centro, ao precisar recorrer a um caminho alternativo por causa das obras, o valor cobrado pela viagem foi o dobro do preço normal. "E se ela não tivesse dinheiro suficiente?”, questiona.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssinePara o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luis Alberto Saboia, após o término da obra, até os motoristas de transporte individual sentirão os benefícios. "Porque o fluxo estará mais organizado", ressaltou. Ele destaca que as obras de segurança viária passam, inicialmente, por uma fase de consolidação, para que as pessoas passem a entender como funcionam as novas rotas. "Depois desse período, as pessoas entendem as mudanças e podem melhor avaliar” afirma.
Trinário
O projeto do trinário foi elaborado a partir de estudos técnicos. Os objetivos são priorizar a circulação de ônibus na avenida Duque de Caxias e nas ruas Meton de Alencar e Clarindo Queiroz, requalificar a área urbana para melhorar a condição do pedestre, implantar ciclofaixa para garantir a segurança de quem utiliza bicicleta, e melhorar a iluminação na área.
Saboia explica que cerca de 180 mil pessoas vão, por dia, até o terminal de ônibus da Praça Coração de Jesus, no Centro. Com as mudanças, esses passageiros poderão contar com uma via exclusiva para ônibus. Ele destaca também que não havia estrutura cicloviária no Centro.
Acidentes
De acordo com dados da SCSP, em 2017, as três vias do trinário registraram alto número de acidentes. Foram 86 na avenida Duque de Caxias, 88 na rua Meton de Alencar e 77 na rua Clarindo Queiroz. Segundo o titular da pasta, Luis Alberto Saboia, quando são colocados vias de sentido único, o conflito com o pedestre é menor, pois ele passa a negociar apenas com um sentido de fluxo, resultando em uma maior segurança.
Segundo ele, os motoristas podem parar em diferentes pontos para embarque e desembarque, assim como podem acessar outras rotas de deslocamento. Quem depende de transporte público, entretanto, não tem essa possibilidade.
No mês de dezembro as obras serão diminuídas a pedido dos comerciantes da área, que comunicaram que neste mês o fluxo de pessoas aumenta por causa das comemorações de fim de ano. No começo de 2020, as obras serão retomadas.
PLANEJAMENTO URBANO
De acordo com Alexandre Queiroz, professor do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Ceará (UFC), vias que receberam binários com faixa exclusiva para o transporte coletivo registraram aumento da velocidade média dos ônibus. Ele ressalta, porém, que qualquer mudança no planejamento urbano gera insatisfação, pois transforma um contexto urbano e cotidiano. Principalmente em zonas comerciais, sobretudo numa sociedade baseada no uso do automóvel e que necessita de estacionamento.
O problema, segundo o professor, é que a sociedade dedicou-se durante 40 anos a obras para o uso do transporte individual. "Quando você quer alterar o padrão, visando o transporte público, gera um conflito de massa", ressalta. Ele não exclui o fato de que algumas pessoas podem sair prejudicadas, mas pontua que as políticas pensadas para o transporte coletivo, com reordenação dos fluxos e priorizando faixas cicloviárias, são positivas para o cidadão comum.
MUDANÇAS NO CENTRO PROPOSTAS PELO TRINÁRIO
Reordenamento do tráfego
Além da faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, o tráfego geral da via será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota-Centro) e três faixas de tráfego misto no trecho entre a rua Nogueira Acioli e a avenida Padre Ibiapina.
O canteiro central permanecerá no trecho entre as ruas Nogueira Acioli e Padre Mororó. Já entre a Rua Padre Mororó e a avenida Padre Ibiapina, será necessária a remoção do canteiro central para permitir a transição, com segurança, dos veículos que seguem em direção à avenida Bezerra de Menezes.
Fazendo o contra-fluxo, será implantado o sentido único Oeste-Leste (Centro-Aldeota) na rua Clarindo de Queiroz, entre a avenida Padre Ibiapina e a rua Antônio Augusto, com duas faixas de tráfego misto. A rua Meton de Alencar, que também receberá faixa exclusiva de ônibus, permanecerá com o sentido Oeste-Leste (Centro-Aldeota).
Na avenida Padre Ibiapina será implantado sentido único Norte-Sul (praia-sertão), entre as avenidas Duque de Caxias e Bezerra de Menezes, com três faixas de tráfego e canteiro para dar apoio ao pedestre e para a separação física da infraestrutura cicloviária. No trecho entre a avenida Duque de Caxias e a rua Carneiro da Cunha, será implantado um canteiro central, com o objetivo de dar apoio ao pedestre e para divisão do fluxo de tráfego.
Ciclofaixas
Inicialmente, a região receberá cerca de 3,3 km de nova infraestrutura cicloviária no entorno do trinário. Dessa forma, serão implantados cerca de 2,5 km de ciclofaixa unidirecional (sentido Aldeota-Centro) na avenida Duque de Caxias, entre a rua Nogueira Acioli e a avenida Padre Ibiapina.Também serão implantados cerca de 850 m de ciclofaixa bidirecional na avenida Padre Ibiapina, desde a Rua Guilherme Rocha até a avenida Bezerra de Menezes, interligando-se com a ciclovia já existente.
Ações para pedestres
Com o objetivo de reduzir a distância de travessia e proporcionar mais segurança aos pedestres no Centro, serão implantadas duas faixas elevadas no entorno do Mercado São Sebastião, além de canteiro na avenida Padre Ibiapina, semáforos na avenida Duque de Caxias, com botoeiras de tempo exclusivo para pedestres, e prolongamentos de calçadas em alguns cruzamentos e esquinas. Cada situação está sendo avaliada, levando em consideração o fluxo das vias e os raios de giro.
Recuperação asfáltica e de calçadas
O projeto prevê uma operação para recuperar calçadas nos pontos mais danificados, fresagem e recapeamento asfáltico na avenida Duque de Caxias e na rua Meton de Alencar. As vias secundárias que compõem o trinário receberão o serviço de recuperação asfáltica.
Lixeira subterrânea
Além da implantação de lixeiras de concreto no entorno do trinário, também será implantada uma lixeira subterrânea na avenida Duque de Caxias, entre as avenidas Padre Ibiapina e José Jatahy.
Novos semáforos
Em virtude da mudança de sentido da rua Clarindo de Queiroz e da implantação de sentido único na avenida Duque de Caxias, será feita a reconfiguração semafórica de mais 50 equipamentos para atender melhor a demanda do novo fluxo. Também serão implantados seis novos semáforos nos seguintes locais:
- Avenida Duque de Caxias x Rua Teresa Cristina
- Avenida Duque de Caxias x Rua Jaime Benévolo
- Rua Meton de Alencar x Rua Princesa Isabel
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Princesa Isabel
- Rua Bárbara de Alencar x Rua Dona Leopoldina
- Rua Clarindo de Queiroz x Rua Jaime Benévolo
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente