PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Evento em prol da doação de sangue e cadastro da medula óssea será realizado neste sábado

A ação é realizada pelo Instituto Pró-Hemoce na Praça das Flores, Aldeota, de 8h às 13h

11:57 | 28/11/2019
Uma doação de sangue pode servir para até três pessoas
Uma doação de sangue pode servir para até três pessoas (Foto: Camila De Almeida)

O evento “Muda Junto - Doe Sangue”, que busca incentivar a doação de sangue e o cadastro da medula óssea, será realizado neste sábado, 30, na Praça das Flores, na Aldeota, das 8h às 13h. Além da coleta de sangue e do cadastro de medula óssea, a programação conta com avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, massoterapia, espaço infantil, distribuição de insumos e mesa de orientação relacionados a DSTs. O projeto Terapia na Cidade também estará presente, com orientação psicológica, distribuição de brindes, águas, picolés e café da manhã especial. A ação é realizada pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH).

A meta para o evento é conseguir 100 doadores de sangue e medula óssea. As coletas serão feitas na Unidade Móvel do Hemoce, que ficará estacionada na rua Barbosa de Freitas, em frente à Praça das Flores. Todos os serviços oferecidos durante o dia serão gratuitos

Cada doação de sangue pode salvar quatro vidas. Se uma pessoa doasse pelo menos três vezes por ano, 12 pessoas seriam salvas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, segundo ainda a OMS, a percentagem ideal deveria ser 3%.

Para ser um doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, estar saudável e apresentar um documento de identidade com foto; os menores de 18 anos deverão levar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis, o termo pode ser encontrado no site do Hemoce.

Serviço

Muda Junto - Doe Sangue

Onde: Praça das Flores (av. Desembargador Moreira, S/N - Aldeota)

Quando: Sábado, 30 de novembro, das 8h às 13h

Gratuito

Posto de coleto Hemoce - Praça das Flores

Onde: Praça das Flores (av. Desembargador Moreira, S/N - Aldeota)

Quando: segunda à sexta, 8h às 13h, sábado 8h às 12h

Informações: doação de sangue de segunda à sexta, das 8h às 13h, aos sábados das 8h às 12h; cadastro de medula óssea o dia todo