Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Evento em Fortaleza trará palestras sobre cuidados com pets neste fim de semana

A feira, neste fim de semana, terá diversas atrações, dentre elas palestras de alertas para tutores
14:49 | Nov. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Pet ExpoFun será realizado em Fortaleza neste fim de semana, no estacionamento do shopping RioMar Fortaleza. A terceira edição da feira é gratuita e trará várias dicas de especialistas sobre os cuidados que tutores devem ter com os pets. Os temas abordarão cuidados gerais e específicos com os bichinhos, como alimentação e abordagem clínica.

Rafael Grobério é médico veterinário e palestrante do evento com o tema “O que você deveria saber sobre medicina veterinária preventiva”, no domingo, dia 1º de dezembro, às 19h30min. A profissão possibilita o atendimento a diversos portes de animais e um leque de cuidados como a medicina preventiva. O método funciona pelo prévio acompanhamento e orientação da saúde do pet.

Rafael alerta para a importância da medicina preventiva nos cuidados com o pet.
Rafael alerta para a importância da medicina preventiva nos cuidados com o pet. (Foto: Divulgação / Pet ExpoFun)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O médico afirma que é preciso ter cuidado com o animal antes mesmo de o tutor levá-lo ao profissional. Segundo ele, tais negligências como a falta de acompanhamento constante ocorrem por conta da falta de informações entre os tutores e pela falta de um clínico que costuma cuidar do mesmo caso. “As estruturas dos pet shops estão montadas para a medicina curativa, mas devemos cuidar dos animais antes mesmo deles serem atendidos”, afirma.

Para evitar doenças, os tutores devem procurar suporte mútuo de diversos profissionais que somem com o trabalho do clínico geral. “Ele acompanhará constantemente a saúde do animal, e poderá indicar especialistas em casos específicos de doenças, como calazar”. O contato com médicos veterinários de confiança proporciona uma abertura entre o tutor e o profissional, facilitando o atendimento.

A adestração do pet enquanto filhote também pode ajudar nos cuidados. Segundo o especialista, o treinamento facilita a comunicação entre o animal e seu tutor, e o ensinará a atender a comandos prévios.

Alimentação é ponto importante para os pets

Mayara Peixoto é graduada em medicina veterinária e estará presente como palestrante do evento com o tema “Alimentação de cães e gatos nas diferentes fases”, no domingo, 1º de dezembro, às 20 horas. Refeições saudáveis para o animal estão diretamente relacionadas ao bem-estar do pet, proporcionando sua longevidade.

A especialista informa que é preciso ter cuidado com sentimentos de piedade com o bichinho. Em muitas vezes, os tutores sentem culpa por deixarem o pet sozinho em diversas situações, e compensam exageradamente na comida. Isso pode levar os animais a situação de obesidade, sendo evitada com uma dieta individualizada para cada pet.

Mayara informa sobre os cuidados com a alimentação do pet.
Mayara informa sobre os cuidados com a alimentação do pet. (Foto: Divulgação / Pet ExpoFun)

Outro problema perceptível na criação dos animais é a comparação alimentar entre gatos e cães. Segundo a especialista, eles têm diferenças nutricionais que impossibilitam a mesma oferta alimentícia. “Os cães estão fisiologicamente adaptados a volumes maiores de refeições em poucos momentos do dia, e os gatos se alimentam de pequenos volumes de comida em uma frequência maior”, relata.

Para evitar problemas, os filhotes precisam de alimentos com níveis nutricionais maiores que os adultos, e devem receber uma dieta menos calórica que pets com idade avançada. Atividades físicas com frequências alternadas de duração podem ajudar no início de uma vida saudável para o animal, e devem ser feitas em horários com climas mais amenos do dia.

Serviço

O quê: 3º Pet Expofun

Quando: 30 de novembro e 1º de dezembro

Onde: Estacionamento do shopping RioMar Fortaleza; rua Desembargador Lauro Nogueira, 500 - Papicu; das 16h30min às 22 horas; Gratuito.

Mais informações: especial.opovo.com.br/petexpofun

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar