Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Posto de saúde em Fortaleza passa por reforma e funciona há mais de um ano em supermercado

O pavimento em que o posto funciona provisoriamente ainda abriga um local para pagamentos, uma biblioteca, uma sala de aula e o refeitório dos funcionários do supermercado
11:11 | Nov. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um posto de saúde, no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, está funcionando no segundo piso de um supermercado da região há mais de um ano, quando a unidade fechou para reforma em julho do ano passado. No local improvisado, cedido de forma gratuita pelo dono do estabelecimento, pacientes têm acesso apenas a consultas médicas e encaminhamento para outras unidades de saúde.

A dona de casa Raimunda Pereira, 61, é hipertensa e faz acompanhamento médico da enfermidade desde 2004. Ela explica que com o funcionamento no supermercado, precisa se deslocar para outro posto de saúde do bairro e enfrentar uma fila que dura pelo menos uma hora para receber os remédios que toma diariamente.

“Aqui a gente é bem atendida, não tenho o que reclamar em relação a isso, mas lá (no endereço original do posto) era bem mais confortável”, lamenta. A unidade ainda não conta com vacinação ou curativos, procedimentos que também são encaminhados para outros postos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pacientes e funcionários reclamam das condições precárias de atendimento.
Pacientes e funcionários reclamam das condições precárias de atendimento. (Foto: Leonardo Maia/Especial para O POVO)

O pavimento em que o posto funciona ainda abriga um local para pagamentos, uma sala de aula, uma biblioteca e o refeitório dos funcionários do supermercado. Uma funcionária, que terá sua identidade preservada, reclamou das condições de trabalho do local. Ela disse que o local é muito abafado e acaba aumentando a probabilidade de contaminação, ainda mais devido ao número de pessoas que transitam pelo local e não vão ser atendidos.

De acordo com os funcionários, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel, e o secretário da Regional V, José Ronaldo Rocha, fizeram uma visita ao local na última semana e garantiram que o posto será entregue até o fim deste ano, mesmo prazo que o proprietário do supermercado deu para que o local seja desocupado.

Obras inacabadas do Posto de Saúde Dom Antônio de Almeida Lustosa, no bairro Granja Lisboa.
Obras inacabadas do Posto de Saúde Dom Antônio de Almeida Lustosa, no bairro Granja Lisboa. (Foto: Sandro Valentim)

Em nota, a SMS afirmou que a conclusão da obra está dependendo da troca do reservatório da Estação de Tratamento que apresentou uma deformação em sua base. O órgão ainda disse que a construtora responsável já foi notificada sobre a demanda e realizará a troca do equipamento até dezembro deste ano.

Segundo a secretaria, o funcionamento provisório do local no supermercado foi acordado entre o Conselho Local de Saúde, junto à comunidade, por questão de proximidade da área assistida. A demanda de pacientes do posto em reforma, assim como as equipes de funcionários, ainda foi distribuída entre outros dois postos: Guarany Mont´Alverne, também no bairro Granja Lisboa, e Edmilson Pinheiro, no Conjunto Ceará.

Moradores sofrem com esgoto a céu aberto

Manuel Messias da Silva, 62, mora próximo ao posto e reclama dos transtornos com o esgoto despejado a céu aberto.
Manuel Messias da Silva, 62, mora próximo ao posto e reclama dos transtornos com o esgoto despejado a céu aberto. (Foto: Leonardo Maia/Especial para O POVO)

A rua em que o posto está sendo reformado causa transtorno aos moradores e comerciantes. A pendência da estação de tratamento faz com que o esgoto acabe sendo despejado a céu aberto. Manuel Messias da Silva, 62, diz que improvisou uma contenção, com uma tábua de madeira, para evitar que o efluente invadisse sua casa.

“Isso é um descaso grande do poder público. Quando começa a vazar é ruim para todo mundo, nosso apelo é que o prefeito saiba disso e tome uma providência”, insiste o homem. Com a reforma, Manuel, que tem mobilidade reduzida, precisa se deslocar para outro bairro, o Conjunto Ceará, para ser atendido e realizar um tratamento de hérnia de disco.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar