Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Em 23 anos, cerca de 70 mil acidentes de trânsito na Capital foram atendidos pelo Juizado Móvel

Quatro viaturas atuam na conciliação entre motoristas envolvidos em ocorrências sem mortes. Os atendimentos acontecem todos os dias da semana

Na Capital, acidentes de trânsito sem mortes podem ser resolvidos por meio do Juizado Móvel do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). O serviço, que tem como objetivo promover a conciliação entre as partes envolvidas, completa 23 anos sexta-feira, 22, e contabiliza cerca de 70 mil atendimentos nessas duas décadas. São quatro viaturas atuando na Capital, durante 24h por dia, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).

O número de atendimentos varia de acordo com o dia da semana, época do ano e feriados, mas, em média, são 10 atendimentos por dia, conta o supervisor do Juizado, Antonio Marques Honorato. "Houve uma redução no número de ocorrências. Atendíamos cerca de 500 por mês e a média mensal passou a ser de 300 atendimentos", relata.

Apesar de não haver uma análise específica sobre essa diminuição, o supervisor ressalta a alta resolutividade do serviço. "Na maioria das vezes, o acordo acontece no local e é respeitado pelas partes". Em 2018, foram registrados 4.579 processos, dos quais 3.270 resultaram em acordo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Acidente sem vítimas: o que fazer?

Cada equipe do Juizado é formada por um conciliador, um oficial de Justiça, um policial e um motorista. Durante os atendimentos, os servidores buscam conciliar as partes e chegar a um acordo em comum. Quando não há resolução no local, é marcada uma audiência na 10ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza. Não havendo consenso novamente, as partes apresentam suas provas numa audiência de instrução e julgamento.

Os motoristas podem entrar em contato com a equipe por meio dos telefones (85) 98778.2161/62/63/64, informando o local da ocorrência. O Juizado fica localizado na rua Mário Mamede, 1301, Bairro de Fátima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar