Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Saiba como rastrear um celular em caso de perda ou roubo

É a partir de código de identificação chamado Imei, presente em todos os aparelhos telefônicos, que informações sobre localização podem ser recolhidas
09:00 | Nov. 11, 2019
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem já passou pela experiência de ficar sem celular, seja por perda, furto ou roubo, sabe quão desesperador pode ser. Além de ficar sem o aparelho, bastante útil e importante atualmente, perder todas as informações contidas nele pode ser preocupante. Mas, você sabia que existe uma técnica de rastreamento de celulares? Fácil e prática, ela pode ser feita por qualquer pessoa. Quem dá as dicas é o professor de Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Joaquim Celestino Júnior.

Em outubro, um homem foi preso após roubar celular com rastreador e pegar táxi para fugir da cena do crime. A vítima ficou passando as informações para a Polícia,que prendeu o acusado

A técnica pode ser utilizada tanto para celulares Android quanto iOS.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Todo aparelho telefônico tem um código de identificação chamado Imei (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel). É considerado um dos números mais importantes do celular. “O número é único”, reforça Celestino.

É com esse número que informações como localização podem ser achadas. Isso porque esse código se liga, automaticamente, a uma “antena de rádio base”, espalhadas por toda a cidade. “Se estou caminhando ou viajando, meu celular se liga a ela e me diz onde estou. Uma antena vai passando informação para outra”, descreve o professor. Por conta de interrupções nessa ligação, os celulares podem ficar em chamadas de emergência. “Ás vezes estou dirigindo e o celular cai, porque a antena não consegue se ligar à outra”, continua.

Isso pode acontecer em locais em que essas antenas estão em falta - algo que não acontece em grandes centros urbanos, garante Celestino. E aqui vai um ponto essencial: é importante que o celular esteja ligado para que os dados sobre localização sejam repassados. É a primeira dica: deixar o celular ligado garante que o Imei possa ser rastreado. Ferramentas como essa ajudam até em casos de sequestro, por exemplo.

Em casos de perdas, furtos ou roubos, aplicativos podem ajudar na localização. “Androids e iOS têm aplicativos dentro deles para ativar o rastreamento de celular. Se você esqueceu o telefone em uma festa, por exemplo, dá para saber a última vez que o celular foi ligado nesse local”. O professor orienta a utilização de plataformas como Google, que considera uma das que têm “maior adesão de usuários”.

No Google, basta você procurar por “encontre meu dispositivo” na barra de pesquisas. Com a páginas aberta, você deve fazer login utilizando a mesma conta que está conectada ao dispositivo que deve ser achado. Você também pode deixar seu celular habilitado previamente para essas situações baixando um aplicativo com nome correspondente à busca.

Com essas ferramentas, é possível ver onde o aparelho está exatamente, se ligado ou quando foi a última vez que ele esteve ligado. “Com o Google, você vê em tempo real a pessoa se movimentando com o aparelho. O mais importante, que eu diria, é não desligar o celular”, alerta Celestino.

Serviço:

Se o teu dispositivo for android você pode fazer um teste aqui:

https://www.google.com/android/find?u=0

No caso de aparelho IOS, o suporte da Apple pode ser utilizado:

https://support.apple.com/pt-br/HT201472

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar