Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Semana da Prematuridade começa nesta segunda no Hospital Geral Dr. César Cals

Nascimentos prematuros totalizam 340 mil anualmente no Brasil
17:12 | Nov. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A importância do cuidado familiar aliado à rede de apoio clínica para recuperação do bebê prematuro será tema da II Semana da Prematuridade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). O evento ocorrerá desta segunda-feira, 11, até quinta-feira, 14, e conta com uma programação intensa, incluindo oficinas e palestras para as famílias de recém-nascidos prematuros. Além de destacar as ações de cuidado neonatal desenvolvidas pelo hospital, a Semana evidencia o Dia da Prematuridade, 17 de novembro. As ações são direcionadas para mães e filhos que já receberam alta da instituição e para as que ainda estão internadas.

A prematuridade é caracterizada pelo nascimento de bebês com menos de 37 semanas de idade gestacional. No Brasil, 340 mil bebês nascem de maneira prematura a cada ano, o equivalente a 931 por dia, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Por possuírem baixo peso, as crianças prematuras necessitam de cuidados especiais a fim de prevenir quaisquer sequelas.

A chefe do Centro de Neonatologia do HGCC, Daniele Vitoriano, alerta que o ideal é que os cuidados com o prematuro contemplem desde o nascimento até os dois anos de idade. “A prematuridade pode ser evitada, em alguns casos, e é fundamental um bom acompanhamento médico durante a gestação, ou seja, um pré-natal bem feito”. Segundo a médica, causas que podem ser tratadas, como infecções, diabetes e hipertensão na gravidez, estão diretamente relacionadas com o parto prematuro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para a abertura da II Semana da Prematuridade está planejada uma caminhada do Anexo do HGCC até a entrada principal do hospital, além de um desfile de mães e filhos egressos do internamento. Valquiria Patricia, 34, é uma das mães que participará do evento com os trigêmeos Vinícius, Victória e Valentina Santos de Almeida que completaram um ano e seis meses.

Os trigêmeos e a mãe Valquíria foram acompanhados por profissionais do HGCC até um ano depois do parto
Os trigêmeos e a mãe Valquíria foram acompanhados por profissionais do HGCC até um ano depois do parto (Foto: ARQUIVO PESSOAL)

Os bebês nasceram com 32 semanas e, depois de um mês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) do HGCC, foram acompanhados até um ano. “Quando eles nasceram, devido ao baixo peso, necessitaram ficar um período na incubadora. Os bebês tiveram dificuldade para respirar; o Vinicius e a Vitória precisaram até serem intubados por um tempo”, lembra a mãe dos trigêmeos.

Valquíria ressalta que desde o pré-natal, quando tinha consultas semanais, até o pós-parto foi “muito bem acompanhada” pela equipe médica do hospital. Ela já participou da primeira edição da Semana, em 2018, e confirma a presença também neste ano. “Foi muito emocionante para mim rever todas as pessoas que me fizeram tão bem. Eu ganhei outra família ali no César Cals porque as pessoas são maravilhosas”, afirma.

Família e profissionais

Raquel Holanda, coordenadora de enfermagem do Centro de Neonatologia, destaca que o objetivo do evento é estimular o vínculo das mães com os bebês, principalmente, para as que estão internadas. Segundo ela, também haverá um momento de homenagem à equipe do hospital. “Como os bebês passam muito tempo com a gente, as mães criam certo vínculo com a equipe e nós também criamos vínculos com elas e os recém-nascidos”, afirma.

Equipe multidisciplinar do hospital ao lado de mães na I Semana da Prematuridade
Equipe multidisciplinar do hospital ao lado de mães na I Semana da Prematuridade (Foto: DIVULGAÇÃO)

Entre os profissionais do Centro estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Atualmente, o HGCC tem 20 leitos de UTI neonatal, 36 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) e 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (Ucinca). Além disso, o hospital está entre os 10 mais bem equipados para a atenção aos recém-nascidos, de acordo com o HospiRank, ranking criado pela Global Health Intelligence (GHI), empresa líder mundial em análise de dados de saúde para a América Latina.

SERVIÇO

Confira a programação completa da II Semana da Prematuridade 

O evento tem início no Anexo do HGCC, na Avenida Imperador 372, Centro, e segue até o hospital.

11 de novembro de 2019 (segunda-feira)

8h às 8h30min – Caminhada do Anexo do HGCC até a entrada principal do hospital HGCC e apresentação do Mural de Fotos dos neonatos egressos.

8h30min às 9h30min – Discurso de abertura da II Semana da Prematuridade do HGCC (Dra. Ana Daniele Vitoriano).

9h30min às 10h – Discurso da Direção Técnica do HGCC (Dr. Manuel Pedro Guedes Guimarães) em homenagem a todos os profissionais da rede de assistência materno-infantil.

10h às 11h30min – Homenagem aos bebês prematuros egressos com um desfile.

11h30min às 12h – Lanche.

12 de novembro de 2019 (terça-feira)

8h às 8h30min – Discurso de acolhida com o tema “A vivência da prematuridade: da internação ao pós-alta” (Dra. Moema Gondim Lacerda Oliveira).

8h30min às 9h – Palestra de incentivo ao Aleitamento Materno – BLH/HGCC

9h às 10h – Incentivo ao Aleitamento Materno – Fonoaudióloga Ana Clara Rocha.

10h às 11h – Palestra “Prematuro necessita de fisioterapia após a alta?” + Visão das mães no contexto do fisioterapeuta nas unidades neonatais + Importância das orientações no momento da alta para o pós-alta;

13 de novembro de 2019 (quarta-feira)

8h às 9h – Oficina sobre Atenção ao RN prematuro no parto (Emanuela Gomes Falcão + Residência Uniprofissional em Obstetrícia)

9h às 10h - Roda de Conversa: Prevenção do Parto Prematuro (Dr. Elson Almeida – Médico Obstetra do HGCC)

10h às 11h – Residência Multiprofissional em neonatologia – Roda de conversa sobre os cuidados com o recém-nascido prematuro.

14 de novembro de 2019 (Quinta-feira)

8h às 9h – Solenidade de Entrega dos Certificados aos Profissionais.

9h às 10h30min – Homenagem das mães aos profissionais e Cuidando do Cuidador.

10h30min às 11h30min – Lanche

Para mais informações, ligue para (85) 3101.5323

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar