Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Inep divulga locais de prova do Enem; veja dicas para a reta final

294 mil pessoas farão Enem no Ceará. Serão 711 locais de prova no Estado, segundo informações do Inep
16:29 | Out. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A 17 dias do primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os participantes já podem saber a partir desta quarta-feira, 16,no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o local onde deverão realizar os exames. Nos dias 3 e 10 de novembro, cerca de 294 mil pessoas farão Enem no Ceará. Serão 711 locais de prova no Estado, segundo informações do Inep.

A estudante Vitória Lima, 17, cursa o 2º ano do ensino médio na escola municipal Poeta Otacílio Colares e vai fazer o Enem apenas como treino, já que só pode ingressar na universidade daqui a um ano. “Consegui acessar o site para saber o local de prova com bastante facilidade e fiquei muito satisfeita com o lugar por ser bem próximo de onde moro”, comenta ela, residente no Parque Santa Maria, na Grande Messejana.

Mesmo sendo a única pessoa da sua turma a fazer Enem neste ano, Vitória acredita que não é cedo para começar a se preparar. “Já venho estudando desde fevereiro. Com esses estudos, percebi que a prova abrange diversos assuntos que são trabalhados durante os anos na escola, o que tranquiliza bastante”, afirma. Vitória sonha em cursar Psicologia e diz estar tranquila sobre a prova até o momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação

Considerada a prova mais temida pelos participantes, a Redação ocorre no primeiro domingo de Enem junto com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas. Já no segundo dia de Enem, no domingo seguinte, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Gezilane Lima, professora de Redação na escola estadual Professor Antonio Valmir da Silva, em Caucaia, lembra que é importante para os participantes se manterem atualizados. “Às vezes, o aluno não tem tanto tempo de estar escrevendo. Então ele pode ler todos os dias, pelo menos dez minutinhos, sobre um assunto diferente”, orienta.

Além disso, fazer anotações sobre uma possível estrutura de texto e sobre citações que podem enriquecer a redação são outras dicas que a professora dá, afirmando que nos dias que antecedem a prova é importante que o aluno procure ficar tranquilo. “Dá uma relaxada, tenta respirar, vai assistir um filme. Tenha a consciência de que você sabe e só precisa manter a calma”, finaliza.

Revisão

Com o Enem chegando, é comum encontrar na internet plataformas de ensino à distância oferecendo revisões gratuitas para ajudar quem deixou para estudar na última hora. É o caso do curso ProEnem, portal de ensino online com foco no Enem atuante desde 2015. A plataforma está organizando uma rotina diária de revisão, com uma série de aulas que serão exibidas no seu canal do Youtube.

O projeto “Reta Final”, planejado para os meses de outubro e novembro, inclui aulões de revisão com os temas que mais caíram nas últimas edições do Enem, além de eventos especiais com a participação de nomes conhecidos do público jovem, como Thati Lopes, do Porta dos Fundos, a cantora Gretchen e o comediante Jefferson Schroeder.

Flávio Rocha, diretor geral do curso online, destaca que o objetivo agora é melhorar a autoestima dos alunos. “O volume de conteúdo é enorme e estar confiante e relaxado faz muito diferença. Vamos mesclar conteúdo com momentos de descontração e relaxamento. Os convidados terão participação para ajudar nessa parte de relaxamento”, reitera.

SERVIÇO 

Confira o cronograma de revisão do Pro Enem. Todas as atividades serão transmitidas no YouTube.

Raio X do Enem

Quando: do dia 14/10 ao dia 18/10 e do dia 21/10 ao dia 25/10 a partir das 17h30min. Serão duas semanas revisitando os temas que mais caíram nas últimas edições do Enem.

Game Show

Quando e onde: 19 de outubro

Terá Thati Lopes, do Porta dos Fundos, como apresentadora. O game testa os conhecimentos dos professores de Humanas Vs. Exatas, com perguntas e respostas abordando conteúdo relacionado ao Enem. O professor vencedor leva um prêmio. Os alunos também concorrem a brindes.

SOS ProEnem

Quando: do dia 28/10 ao dia 1/11 e do dia 4/11 a 8/11.

No SOS ProEnem os alunos podem escolher os temas importantes e os mais votados ganham aulas especiais.

Aulões de Véspera

Quando: 2 e 9 de novembro. São 10 horas de aulas ao vivo transmitidas pelo Youtube com a equipe de especialistas do ProEnem, a partir das 9h.

Revisão, dicas, tira dúvidas com a equipe de professores, motivação além de momentos de descontração com a presença de Gretchen no primeiro dia e do comediante Jefferson Schroeder no segundo dia.

Mais informações sobre os eventos em: https://www.proenem.com.br/reta-final/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar