PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

"Se essas imagens forem do prédio, não precisa investigar mais nada"

Um dos mais requisitados especialistas em Riscos e Segurança do Brasil, Gerardo Portela analisa com exclusividade as imagens das estruturas deterioradas do prédio que desabou

Émerson Maranhão
13:09 | 15/10/2019
Colunas de prédio que desabou estavam deterioradas e em reforma, em vídeo compartilhado no dia anterior ao desabamento.
Colunas de prédio que desabou estavam deterioradas e em reforma, em vídeo compartilhado no dia anterior ao desabamento. (Foto: Via WhatsApp O POVO)

“Se essas imagens forem do prédio não precisa investigar mais nada. Está aí a explicação. Se a imagem for do prédio isso é suficiente para o prédio cair. Não há o que discutir”. Quem afirma é o engenheiro Gerardo Portela, doutor em Riscos e Segurança, com mais de 30 anos de experiência e um dos mais requisitados especialistas em Riscos e Segurança do Brasil.

A pedido do O POVO Online, Portela analisou o vídeo publicado no grupo de WhatsApp do condomínio, mostrando falhas na estrutura do Edifício Andrea. O engenheiro ficou estarrecido com as imagens. “Os dois pilares neste estágio já são suficientes para causar a queda do prédio. Primeiro, que são pilares com pouca robustez e completamente deteriorados, com uma exposição quase que total da armação. Não há dúvidas (da causa)”, completa

Em sua análise, Portela detalha. “Onde tem um pilar como este, geralmente tem mais. É a concretagem mal feita, o carro bate, encosta e ninguém conserta, e o concreto é fraco... Aí você começa a ter deterioração do pilar, ninguém faz nada. Botaram até um plástico para poder evitar umidade mas não adianta, até piora, porque cria um ambiente de corrosão ainda mais fechado, acelera o processo. São imagens muito, muito fortes”.