Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Confira 5 dicas de livros para ler com as crianças

Em outubro são comemorados o Dia das Crianças e o Dia Nacional do Livro. O POVO prepara uma lista para estimular a leitura entre os mais novos
10:29 | Out. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As crianças são a população que mais lê no País. 67% das pessoas entre 5 e 10 anos possuem o hábito, de acordo com o Retratos da Leitura do Brasil, do Instituto Pró-Livro. Esse número cresce para 84% na faixa entre 11 e 13 anos. O problema ocorre quando o brasileiro chega aos 14 anos, momento em que a porcentagem diminui. Para classificação, a instituição considera que “leitores” são pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores ao estudo.

Essa diminuição é tanta que a média geral de livros lidos anualmente por cada pessoa é de 2,64. Apesar do baixo índice, a leitura traz diversos benefícios. Por exemplo, o aumento da empatia e a compreensão das subjetividades foi comprovado por um artigo da revista científica Creativity Research Journal. Outra consequência positiva é a diminuição da possibilidade de desenvolver Alzheimer e demência, de acordo com uma pesquisa da Neurology.

Em outubro, celebra-se duas datas comemorativas: o Dia das Crianças, dia 12, e o Dia Nacional do Livro, dia 29. Com isso, O POVO preparou uma lista com os cinco livros infantis com temáticas educativas que são populares e bem avaliados na Amazon.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Malala: A Menina que Queria ir para a Escola

A autora Adriana Carranca, por meio das ilustrações de Bruna Assis Brasil, conta a história de Malala Yousafzai. A jovem ativista paquistanesa continuou indo para a escola mesmo com os conflitos na região. O talibã, grupo extremista religioso de onde morava, impôs regras para mulheres não poderem estudar e andar nas ruas. Por causa disso, quase perdeu a vida apenas por estar voltando no ônibus do colégio. Atualmente, Malala é a mais nova ganhadora do prêmio Nobel da Paz. Com uma linguagem simples, o livro conta a história da menina que foi - e continua sendo - um exemplo de como os sonhos podem mudar o mundo.

A Parte que Falta

O livro de Shel Silverstein se tornou um best-seller brasileiro, principalmente, após a divulgação da youtuber Jout Jout. De maneira poética, narra a trajetória de um ser em forma de ciclo que não está completo. Por isso, vai atrás da parte que acredita que está faltando. Ao se deparar com diversas partes durante sua jornada, percebe que nunca se encaixam perfeitamente. Sempre em busca da felicidade que imagina que o outro irá trazer, começa a entender que ele, mesmo sem essa parte, é o que precisa para estar satisfeito. Por isso, o livro traz intensos questionamentos sobre a importância do amor próprio.

Tudo Bem Ser Diferente

O título do livro de Todd Parr já diz o suficiente: não existem problemas por você ser diferente. Com uma escrita divertida, conta a história de diversos personagens que enfrentam alguma situação em suas vidas. Adoção, deficiência física, separação dos pais e preconceitos raciais são apenas alguns assuntos importantes que a obra infantil aborda. Ao falar de temáticas extremamente atuais, livro tem o objetivo de mostrar às crianças que são as diferenças que criam pessoas singulares. Por meio de histórias com ilustrações coloridas e textos de fácil compreensão, ensinam que todos devem ser respeitados exatamente por serem quem são.

O Monstro das Cores

Escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas, a obra narra a história de um monstro das cores que não sabe o que está acontecendo com seus sentimentos. As cores ficam bagunçadas e, agora, precisa arrumá-las. Como organizar a alegria, a tristeza, o medo e a calma ao mesmo tempo? Com mais de 200 mil exemplares vendidos apenas na Espanha, ajuda as famílias e os educadores a ensinarem o controle emocional para as crianças. O livro é, portanto, essencial para que os pequenos consigam demonstrar, verbalizar e identificar os mais variados sentimentos que estão dentro deles.

A Árvore Generosa

O livro, também de Shel Silverstein, tem uma reflexão profunda sobre um assunto vivido diariamente: o amor. Com diversas interpretações, promove discussões e pensamentos para as crianças e para qualquer pessoa que leia. A obra conta a história de um menino que, todos os dias, visita uma árvore para brincar em seus galhos, comer maçãs e descansar. Ele ama a árvore e ela também o ama. Entretanto, ele cresce e começa a viver os dramas da vida adulta: buscar dinheiro, um casamento e onde morar. Mesmo com a pouca atenção que o agora adulto começa a ter com a árvore, ela continua fazendo de tudo para demonstrar seu amor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar