PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Projeto leva atividades sobre a caatinga para instituições em comemoração ao Dia das Crianças

Crianças recebem informações sobre a biodiversidade da Caatinga e a importância da preservação do bioma

13:33 | 08/10/2019
Tatutinga, o mascote da associação, foi abraçado pelas crianças da instituição
Tatutinga, o mascote da associação, foi abraçado pelas crianças da instituição(Foto: Luana Ribeiro/Associação Caatinga)

Com um tatu-bola gigante de mascote, contação de histórias e distribuição de desenhos, a Associação Caatinga promoveu nesta terça-feira, 8, uma manhã de atividades educativas para crianças e adultos atendidos pela Associação Pestalozzi de Fortaleza. A ação “Abrace o Tatu-Bola” é feita para comemorar o Dia das Crianças e deve ser realizada todas as terças-feiras deste mês. O objetivo é levar conhecimento sobre a caatinga falando sobre a biodiversidade de forma educativa para o público infantil atendido por seis instituições de Fortaleza.

No dia 1º de outubro, a Associação Peter Pan, que atende crianças com câncer, recebeu a primeira parte da campanha de educação ambiental. Além de ouvir histórias sobre o bioma, as crianças receberam a doação de repelentes e a explicação da importância do uso do produto como forma de se proteger de mosquitos.

De acordo com a coordenadora de comunicação da associação, Kelly Cristina Silva, as crianças respondem bem à ação e demonstram interesse em interagir. Elas recebem informações sobre a preservação da caatinga e das espécies pouco conhecidas existentes no bioma. “Pretendemos atingir esse público da primeira infância porque são nosso futuro”.

Para Luana Ribeiro, designer que faz parte do projeto No Clima da Caatinga, é fundamental que as crianças entendam que o bioma não é “só seca”. Nesta terça-feira, Luana conduziu a manhã de atividades na Associação Pestalozzi com contação de história. Ao fim, todo o grupo gritava junto o lema do projeto: “Eu protejo o tatu-bola!”.

Crianças e adultos que participaram da ação ganharam material educativo sobre bichos da Caatinga
Crianças e adultos que participaram da ação ganharam material educativo sobre bichos da Caatinga (Foto: Luana Ribeiro/Associação Caatinga)

A assistente social da Associação Pestalozzi, Cristiane Bastos, explica que eventos desse tipo promovem a socialização das pessoas atendidas, ajudando também na comunicação. O local atende pessoas de diversas idades com síndrome de down, autismo e deficiências múltiplas.

Na próxima terça-feira, 15, 10 crianças do Lar Amigos de Jesus irão participar de uma visita guiada à exposição interativa na Seara da Ciência, na Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre o bioma da Caatinga. A exposição é aberta ao público de segunda à sexta-feira. Voluntários ficam disponíveis para guiar as visitas.