PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Nove paredões de som foram apreendidos em flagrante pela Agefis no fim de semana em Fortaleza

Os proprietários dos veículos que foram flagrados utilizando os equipamentos de foram inapropriada foram multados em R$ 1.278,20

13:00 | 07/10/2019
Agefis apreende nove paredões de som em flagrantes de poluição sonora no fim de semana.
Agefis apreende nove paredões de som em flagrantes de poluição sonora no fim de semana. (Foto: Divulgação)

Nove paredões de som foram apreendidos em flagrante na madrugada de sábado, 5, para domingo, 6 , pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) após denúncias em bairros de Fortaleza. A operação resultou em 18 autuações, que percorreram os bairros: Rodolfo Teófilo, Floresta, Jardim das Oliveiras, Barroso, São Cristóvão, Parque Dois Irmãos, Serrinha e de Fátima.

Os proprietários dos veículos que foram flagrados utilizando os equipamentos acoplados ao porta-malas (paredões), incomodando a vizinhança com o alto volume do som, foram multados em R$ 1.278,20.

Os proprietários dos veículos foram flagrados utilizando os equipamentos acoplados aos porta-malas (paredões), incomodando a vizinhança com o alto volume do som.
Os proprietários dos veículos foram flagrados utilizando os equipamentos acoplados aos porta-malas (paredões), incomodando a vizinhança com o alto volume do som. (Foto: Divulgação.)

As denúncias constataram diversas irregularidades em vias públicas, postos de gasolina, bares e padaria, entre casos de poluição sonora, obstrução de calçadas, entre outras infrações.

De acordo com a Lei nº 9.756/11, é vedado o funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Além disso, o nível máximo de som permitido é de 70 decibéis no período diurno, de 6h às 22 horas. No horário noturno, compreendido entre 22h e 6h, o nível máximo de som é de 60 decibéis.

O trabalho de fiscalização da Agefis é realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com a Inspetoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Fortaleza. As ações conjuntas atuam por toda a cidade.

Denúncias

A população pode acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.