Noventa e cinco famílias receberão plantas de casas após entrada em ações de usucapião

Comunidade vive há mais de 30 anos no bairro e não possui o sonhado "papel da casa"

A Defensoria Pública do Estado do Ceará entregará neste sábado, 5, os primeiros trabalhos de cartografia social e memorial descritivo para 95 famílias que residem na rua Iná Brito, no bairro Presidente Vargas, em Fortaleza.

Através do mapeamento criado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (Canto/UFC) será possível subsidiar ações de usucapião e regularização fundiária para ajustar a situação de moradia da comunidade, que vive há mais de 30 anos no bairro e não possui o sonhado “papel da casa”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o defensor público e assessor de relacionamento institucional, Eduardo Villaça, esse momento será de extrema importância para cada morador do bairro, que dificilmente teriam condições financeiras de viabilizar tais documentos.

“Este evento representa a culminância da primeira parte do projeto de uma parceria firmada entre a Defensoria Pública e o Departamento de Arquitetura da UFC, com o nobre objetivo de fornecer aos moradores de comunidades carentes, a começar pelo bairro Presidente Vargas, os laudos técnicos necessários para ingressar judicialmente com a ação de regularização fundiária” explica.

Para a estudante do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UFC, Carolina Guimarães, 21 anos, o trabalho desempenhado entre o Canto e a Defensoria Pública não é um ponto final, mas uma possibilidade de autoanálise e construção de metodologias.

“Foi muito desafiador, no sentido de elaborar metodologias e organizações para que tudo funcionasse. Foi um caminho cheio de desafios. Tivemos ajuda de outros parceiros como o Labocart, que é o Laboratório da Geografia, que realiza as cartografias sociais e nos somamos ao processo da regularização fundiária, na tentativa de humanizar. Era preciso dizer que o bairro tem uma história e que os moradores estão ali há muito tempo", explica. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

plantas de casas usucapião Defensoria Pública do Ceará bairro Presidente Vargas Arquitetura e Urbanismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar