Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dia Mundial sem Carro: acesso gratuito ao Bicicletar nesta sexta até domingo

Prefeitura disponibilizará, a partir desta sexta-feira, 20, até o domingo, 22, o acesso gratuito aos passes do sistemas Bicicletar e Mini Bicicletar, projetos de bicicletas compartilhadas
18:00 | Set. 19, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No próximo domingo, 22, é comemorado o Dia Mundial sem Carro, data criada em 1997, na França, e atualmente celebrada em vários países. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e destacar alguns problemas causados pela dependência deles, como poluição, sedentarismo, acidentes e congestionamentos.

Hoje, mais de duas décadas após a sua criação, diversas cidades brasileiras realizam ações para incentivar o uso de outros meios de transporte além do carro. Em Fortaleza, o fim de semana contará com algumas atividades e incentivos.

A Prefeitura de Fortaleza disponibilizará, a partir desta sexta-feira, 20, até o domingo, 22, o acesso gratuito aos passes do sistemas Bicicletar e Mini Bicicletar, projetos de bicicletas compartilhadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No domingo, a Unimed Fortaleza realiza um passeio ciclístico, às 16h, com início na Praça Portugal, indo à Praia de Iracema e retornando à praça, onde haverá apresentação de um concerto e outros eventos para o público infantil e adulto.

No mesmo dia, o Bike Anjo, uma rede de voluntários que incentiva a utilização da bicicleta nas cidades, promove no Parque Rio Branco, de 8h30 às 11h30, a Escola Bike Anjo (EBA), um evento que visa auxiliar pessoas que não sabem ou têm dificuldades ao andar de bicicleta.

No passeio ciclístico organizado pela Unimed, há opção de aluguel de bicicletas ou uso do sistema Bicicletar. Já na atividade organizada pelo Bike Anjo, os voluntários emprestam as suas bicicletas, mas destacam a importância de aprender com o próprio equipamento.

Murilo Viana, voluntário do Bike Anjo, pontua algumas dicas para quem está começando. “É importante que as pessoas comecem a andar aos poucos, distâncias curtas, andar alguns quarteirões, ir ao mercado, à padaria”, comenta. Ele recomenda que os iniciantes busquem ruas menos movimentadas e evitem avenidas que não possuam espaços próprios para a bicicleta.

Atualmente, Fortaleza conta com 263 km de infraestrutura cicloviária, sendo 108 km de ciclovias, 150,9 km de ciclofaixas, 4 km de ciclorrotas e 0,1 km de passeio compartilhado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar