Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Projeto de lei municipal defende pagamento em dinheiro nos ônibus de Fortaleza

Com o projeto, nos ônibus e no transporte complementar da Capital, não poderia ser mais recusado o pagamento em espécie
08:44 | Ago. 13, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Projeto em tramitação na Câmara dos Vereadores de Fortaleza quer obrigar todo o sistema de transporte coletivo da cidade a receber dinheiro em espécie para o pagamento da tarifa. O objetivo não é a extinção do autoatendimento, mas a “simultaneidade” das formas de pagamento.

“Poderá o município, em parceria com as empresas concessionárias, desenvolver campanhas de incentivo à utilização de meios eletrônicos de pagamento”, diz o texto da lei, de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT).

Assim, nos ônibus e o transporte complementar da Capital, não poderia ser mais recusado o pagamento em espécie.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A lei é justificada pelos Direitos do Consumidor, alegando limitações e transtornos a passageiros após a implantação exclusiva de autoatendimento em grande parte do transporte coletivo. A dificuldade de acesso de turistas nos ônibus foi outro ponto citado.

Novidades em topiques

No caso de cartões de crédito e débito, os usuários de transporte complementar (topiques e vans) poderão realizar o pagamento por meio do método de aproximação. Após isso, os passageiros receberão uma confirmação no celular para liberar a catraca.

O autoatendimento continua. Além de dinheiro, os passageiros poderão embarcar pagando a passagem até por programas de milhagem e criptomoedas, como o bitcoin. Por meio de um aplicativo, será gerado um QR Code após a confirmação do pagamento, que será reconhecido em um aparelho do veículo.

Segundo a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps), o número de usuários que ainda usa dinheiro no sistema complementar corresponde a 40%, o dobro do que nos ônibus. Leia mais aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar