Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Prefeitura custeia intercâmbios de 100 estudantes de escola pública à Europa

Nas outras duas edições, foram beneficiados 200 estudantes
22:42 | Jul. 31, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O projeto de intercâmbio Juventude sem Fronteiras vai levar, em agosto, 100 estudantes em intercâmbio de estudos pela Europa. Os selecionados viajam para Liverpool e Manchester (Inglaterra) e em Salamanca e Granada (Espanha) nos dias 3 e 10 de agosto. Na tarde desta quarta, 31, eles foram recebidos pelo prefeito Roberto Cláudio, no Paço Municipal.

Os novos intercambistas participaram do programa Academia Enem, em 2018. Agora, eles devem passar oito semanas no exterior, com despesas pagas (passagens aéreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e seguro de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas.

Para participar da seleção ao intercâmbio, o aluno precisava ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou ainda estar cursando o terceiro ano em escola pública, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas do Academia Enem e ter comprovado a nota geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aprovada em Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), a ex-aluna do Academia Enem, Natália Martins, foi selecionada para estudar em Manchester. “Durante a minha preparação pré-vestibular, dediquei-me bastante. Fui a todas as aulas, nunca faltei. Hoje, além de universitária, estou muito feliz pelo reconhecimento do meu esforço. Sairei do País pela primeira vez. Pretendo aprender inglês, conhecer outra cultura e expandir minha mente”, comentou.

Para o prefeito Roberto Cláudio, a oportunidade “produz líderes para o futuro”. “Ao estudar fora, experimentar uma nova língua e uma nova cultura, os jovens que, muitas vezes, nunca saíram de Fortaleza, retornam à sua terra positivamente impactados, ganham autoestima, autoconfiança e novas ferramentas para a vida”, destacou.

Aos 19 anos, Thales Caldas esteve na Espanha na edição anterior do programa. “Vivi uma fase magnífica. Entender uma nova realidade, mudou a minha forma de olhar para o mundo. Hoje, tenho muito mais esperança. No passado, acreditava não ter oportunidade alguma para mim. Agora, depois de imergir em uma cultura diferente e visualizar lugares incríveis, tenho uma perspectiva mais bacana”.

As outras duas edições do programa beneficiaram 100 alunos, cada. Em 2017, os jovens foram para o Canadá e Espanha. Em 2018, Inglaterra e Espanha.

Saiba mais

O Academia Enem é um curso gratuito voltado para a orientação e preparação de jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para o ingresso na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar