Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Nova frota com 50 viaturas e cinco ambulâncias é incorporada ao sistema penitenciário do Estado

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a ampliação tem objetivo de reforçar a segurança de agentes penitenciários e presos
19:50 | Jul. 18, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Frota de 55 novos veículos, sendo 50 viaturas para escolta e cinco ambulâncias, foi incorporada ao sistema penitenciário do Ceará. Anúncio do reforço foi feito na manhã desta quinta-feira, 18, em solenidade no Ginásio da Parangaba, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a ampliação tem objetivo de reforçar a segurança de agentes penitenciários e presos, além de aumentar a agilidade no transporte para audiências judiciais.

As viaturas serão distribuídas em 17 grandes unidades prisionais, 13 cadeias públicas masculinas e duas cadeias públicas femininas. A nova frota segue o modelo de locação iniciado em junho do ano passado pela Polícia Militar. Já as ambulâncias foram compradas com recursos do Fundo Penitenciário do Estado do Ceará (Funpen).

Segundo o governador Camilo Santana, a locação das viaturas permite um reparo mais rápido caso algum carro seja danificado. A empresa contratada tem até 24 horas para consertar qualquer dano ao veículo. Camilo explica que essa também é uma forma de manter a frota atualizada, com previsão de substituição das viaturas a cada dois anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Temos a garantia da continuidade do trabalho que está sendo desenvolvido no sistema prisional. Nós estamos dentro de um processo de fortalecimento e reestruturação do sistema. Temos investido fortemente em equipamentos, em ampliação de unidades penitenciárias e hoje nós estamos entregando parte dos novos veículo”, destaca. A SAP entregará outros 35 veículos ao sistema posteriormente.

Mauro Albuquerque, titular da SAP, afirmou que o principal impacto com os novos veículos será o aumento da efetividade nas escoltas. Ele pondera que a agilidade nesse processo é fundamental para todos os envolvidos, pois define a situação do preso no sistema. “Com viaturas novas a gente consegue economizar bem mais do que com as atuais, que já estão antigas”, considera.

O secretário ainda afirmou que a pasta está conseguindo dar mais qualidade de vida para os presos, com assistência médica, jurídica e religiosa; além de ensino e capacitação, feito através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Denúncias

Mauro enfrenta, entretanto, denúncias do Conselho Penitenciário (Copen) de que os detentos estão sendo torturados no sistema penitenciário do Estado. Em entrevista à rádio O POVO CBN no dia 8 deste mês, a titular do conselho, Ruth Leite, disse que os maus-tratos da metodologia empregada pela nova gestão estão comprovados.

“Se o Estado precisa, para garantir disciplina e segurança, limitar nesse nível os direitos fundamentais da pessoa humana, ele está sendo incompetente", argumentou. O secretário, também em entrevista à rádio O POVO CBN, falou que as denúncias são “falácias” e que os agentes são acusados injustamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar