Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ventos de 60 km/h devem atingir o litoral do Ceará até sexta-feira

Historicamente, a velocidade média dos ventos é maior durante o segundo semestre, especialmente no mês de setembro
11:59 | Jul. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ventos de 60 km/h (33 nós) devem atingir o litoral do Ceará entre a noite desta quarta-feira, 17, e a manhã de sexta-feira, 19. Em nota, a Marinha do Brasil explicou que o aumento da velocidade das rajadas acontece devido à intensificação dos ventos alísios de direção Sudeste.

Historicamente, a velocidade média dos ventos no Estado têm mais intensidade no segundo semestre do ano, segundo David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ele explica que, durante o período, os ventos sopram de uma zona de maior pressão para uma de menor pressão, de forma generalizada e por mais tempo.

No primeiro semestre, especialmente no período chuvoso, as rajadas costumam alcançar maior velocidade, mas são localizadas e esporádicas, devido ao efeito provocado pelas nuvens. David fala que a velocidade média costuma atingir o valor mínimo em abril (15 km/h) e máximo em setembro (31 km/h).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As informações acerca de condições de mau tempo podem ser acompanhadas no site. A Marinha disponibiliza também o aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para Android e iOS, além de divulgar informações na página do Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar