Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Praça de alimentação no entorno do Castelão tenta regular comércio ambulante a partir deste sábado

Plano conjunto busca organizar a presença de ambulantes e solucionar aglomerações durante jogos recebidos na arena
12:23 | Jul. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novas regras do plano de ordenamento do entorno do estádio Castelão entram em vigor a partir deste sábado, 20. A partida entre Ceará e Palmeiras será o primeiro teste de funcionamento de uma praça de alimentação elaborada para existir em todos os jogos recebidos no estádio. O plano foi apresentado na manhã desta terça-feira, 16, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em conjunto com a Secretaria Regional VI.

De acordo com a nova regulamentação, só poderão vender comida e bebida nos arredores da Castelão aqueles ambulantes que foram cadastrados pela Regional VI. Além disso, o comércio de tais produtos ficará restrito à praça criada por grades posicionadas a 200 metros do estádio. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente autuando quem não tiver cadastro e estiver fora da praça.

Para Edvando França, representante do MPCE, o objetivo é trazer segurança para os torcedores. Ao concentrar os ambulantes no local determinado, o promotor espera diminuir "o tumulto e empurra-empurra na entrada e saída do estádio".  França ainda destaca que a menor aglomeração de pessoas nos acessos poderá diminuir práticas ilegais comuns como o cambismo e tráfico de drogas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A praça de alimentação

A área que que funcionará como uma praça de alimentação se divide em duas partes separadas por grades na esquina da avenida do Contorno, cada uma com vaga para 140 ambulantes. Atualmente, uma delas tem 105 vendedores autorizados e a outra, 82. A coordenadora de ordenamento do território da Regional, Juliana Fontenele, explica que os ambulantes terão crachás identificando o comércio e a tenda que devem ocupar de acordo com a permissão dada pela Prefeitura.

Ainda segundo Juliana, no jogo do próximo sábado, o ordenamento começará às 14 horas, com agentes recebendo os ambulantes no local. Outros dois testes estão previstos para as próximas semanas: na disputa entre Fortaleza e Corinthians, no dia 28, e no Clássico Rei do dia 3 de agosto.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará o bloqueio do trecho da avenida do Contorno bem como de seus acessos pelas ruas próximas. Com os ambulantes ordenados entre os dois estacionamentos, o da avenida Alberto Craveiro e o da avenida Paulino Rocha, a Autarquia e os demais órgãos fiscalizadores esperam aprimorar sua atuação. 

Também fazem parte da iniciativa a Federação Cearense de Futebol (FCF), o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), o Comando da 3ª Companhia do 2º BPChoque, a Secretaria de Esportes do Estado do Ceará (Sesporte) e os times Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar