Participamos do

20ª Parada pela Diversidade Sexual reúne multidão na Beira Mar

O trio saiu às 19 horas da Avenida Beira-Mar
21:45 | Jun. 30, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Beijos entre casais homoafetivos em público, roupas coloridas e fulgurantes. A liberdade de poder ser e mostrar quem é, todos os dias, se traduz em luta nas bandeiras, fantasias e discursos contra a violência, durante a 20° edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que ocorre na avenida Beira-Mar, em Fortaleza. A mobilização começou às 19 horas e deve seguir até às 22 horas deste domingo, 30.

(Foto: Fabio Lima/O POVO)

Segundo os organizadores, o público estimado é de 1 milhão de pessoas. O trio elétrico é conduzido pelo coletivo As Travestidas. A segurança da manifestação está sendo realizada por 130 policiais militares, 20 guardas municipais e duas equipes de guarda-vidas. 

Além da comunidade LGBT, líderes de movimentos sociais, políticos e representantes do governo estadual estiveram presentes na manifestação. "A Parada é uma luta pela visibilidade massiva movida pelo desejo de que as pessoas LGBT não sofram qualquer tipo de restrição", afirma Francisco Pedrosa, presidente do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O público, com perfis diversos, se reuniu reuniu na avenida Beira Mar para reivindicar o fim da discriminação contra orientações sexuais e identidades de gênero
O público, com perfis diversos, se reuniu reuniu na avenida Beira Mar para reivindicar o fim da discriminação contra orientações sexuais e identidades de gênero (Foto: Fabio Lima )

Para a secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, o evento é um ato de "humanismo". "Isso aqui é importante na vida de cada um. Até o maior tribunal do País entendeu que basta de violência", declara em alusão à decisão do Supremo Tribunal Federal em tipificar a homofobia e a transfobia como crimes correlatos ao racismo.

Com informações da repórter Sara Oliveira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags