Participamos do

Projeto que incentiva meninas a seguir carreiras na área de tecnologia e ciência estará em Fortaleza

Na próxima semana, entre segunda-feira, 3, e quinta-feira, 6, a carreta da Uber irá oferecer quatro sessões diariamente, com participação gratuita e inscrição no local
14:58 | Mai. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o objetivo de apresentar para as garotas uma nova perspectiva sobre o futuro, ao mostrá-las que elas também podem seguir carreiras na área de tecnologia e ciência, que são frequentemente consideradas masculinas, a Uber traz para Fortaleza o projeto "Eu Consigo", que estará disponível em uma carreta em frente à biblioteca Cristina Poeta entre os dias 3 e 6 junho. Na agenda, contam também programação para os pais, mães e professores.

O projeto tem projeção nacional e passará por 18 cidades brasileiras, levando cinema, teatro e atividades que apresentam noções de autoestima e liderança, desenvolvidas em parceria com o Força Meninas e o Code.org. As atividades vão abordar questões sobre a igualdade de gênero para quebrar os estereótipos existentes na tecnologia e incentivar as crianças a acreditarem que não há profissão de menino e profissão de menina, mas que todos são igualmente capazes.

Na próxima semana, entre a segunda, 3, e quinta-feira, 6, a carreta da Uber irá oferecer quatro sessões diariamente, com participação gratuita e inscrição no local, antes de cada apresentação. As atividades são voltadas para crianças de 6 a 10 anos, e os meninos também podem participar, para que eles também acreditem que as meninas podem ser o que quiserem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O "Eu Consigo" traz ainda iniciativas para dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para as meninas. Para os educadores, será disponibilizado um material exclusivo com mais de 20 tutoriais online contendo atividades simples e didáticas com temas como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicadas para turmas do 2º ao 5º ano.

"É sabido que, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos. Isso afeta, em cheio, a escolha da carreira a ser seguida", explica Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas. "O que esperamos, com o Eu Consigo, é inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem", completa.

"Quem usa a Uber para gerar renda como motorista, ou mesmo para se deslocar de um ponto a outro, já consegue perceber como a tecnologia pode ser transformadora para nossa vida. E as oportunidades econômicas geradas pela tecnologia certamente só vão aumentar nos próximos anos. Por isso, queremos com esse projeto ajudar nossas meninas a estarem preparadas desde cedo para impulsionar as mudanças que ainda estão por vir", afirma Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

Para Hadi Partovi, fundador e CEO da Code.org, "aprender Ciência da Computação é fundamental para criar a tecnologia que impacta todos os aspectos da nossa vida e é por isso que é essencial que as meninas sejam apoiadas e incentivadas a estudar e entender que elas podem ser parte da formação do futuro".

Depois de Fortaleza, o projeto segue para Rio de Janeiro (4 a 7 de junho), Teresina (10 a 13 de junho), Vitória (11 a 14 de junho), São Luís (17 a 20 de junho), Belo Horizonte (18 a 21 de junho), Belém (24 a 27 de junho), Brasília (25 a 28 de junho), Manaus (12 a 15 de agosto) e Cuiabá (26 a 29 de agosto).

É possível conferir os horários e locais das apresentações no site da iniciativa, clicando aqui. O projeto Eu Consigo é formado pelas caravanas Teatro Móvel e Conexão Cultural, iniciativas da Magma Produções com apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de incentivo à Cultura, e patrocínio da Uber.

Serviço

Eu Consigo em Fortaleza

Caravana Teatro Móvel:

Datas: 3 a 6 de junho

Horário da sessões de teatro: (segunda-feira) 14h e 15h30min / (terça a quinta-feira) 8h30min, 10h, 14h, 15h30min

Capacidade por sessão: 32 pessoas

Endereço: em frente a Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags