Participamos do

105 profissionais da saúde mental tomam posse na rede pública de Fortaleza

Contratos sem estabilidade comprometiam tratamento de pacientes. Novos concursados devem cumprir regime de 20 ou 30 horas semanais nos 15 Caps da Capital
13:26 | Mai. 28, 2019
Autor Alexia Vieira
Foto do autor
Alexia Vieira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 105 aprovados no primeiro concurso para a Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (Raps) tomaram posse dos cargos na manhã desta terça-feira, 28. Foram 4.200 pessoas inscritas no processo seletivo e 129 dos concorrentes foram aprovados. Os outros 24 concorrentes devem apresentar documentos em 30 dias para assumir as vagas. Dentre eles, existem médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Os profissionais deverão trabalhar nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) da Capital e atender cerca de 30 mil pacientes. 

Segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a estabilidade de vínculo empregatício deve melhorar o atendimento dos pacientes a longo prazo. Anteriormente, ele explica que os contratos dependiam de cooperativas, contratos de pessoas jurídicas e terceirizações, o que não garantia a permanência do paciente com o mesmo profissional. Isso acaba prejudicando o tratamento, afetando até mesmo a adesão eficiente a medicamentos. “É todo um novo vínculo de confiança e também de garantia de estabilidade farmacológica daquele paciente”, afirma.

“Ao contratar por concurso, o vínculo do profissional com aquele paciente vai ser definitivo, e isso é muito importante para toda a equipe de saúde e atenção primária, mas para a rede de saúde mental isso é fundamental”, diz a titular da Secretaria Municipal da Saúde, Joana Maciel. A secretária expõe ainda que os trabalhadores irão cumprir regime de 20 ou 30 horas semanais nos centros de atendimento. Cerca de 2 mil pessoas são atendidas em cada um dos 15 Caps existentes em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também com o objetivo de fortalecer a rede de saúde mental da cidade, o prefeito afirma estar acompanhando a reforma de um Caps AD 24 horas na Regional II que irá substituir um prédio alugado em estado precário. Outro Caps foi entregue na Regional I neste ano. Além disso, foi estabelecido o estoque mínimo de medicamentos nos centros de substituição para melhorar a entrega e acompanhamento dos pacientes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags