Participamos do

Árvore cai na Aldeota e causa transtornos; moradores alertaram sobre o risco de queda

Saiba como solicitar o corte de árvores no seu bairro. A planta caiu na rua Norvinda Pires, no bairro Aldeota, na Capital, em consequência de forte chuva na manhã desta quarta-feira, 22.
23:09 | Mai. 22, 2019
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma árvore caiu na rua Norvinda Pires, no bairro Aldeota, em Fortaleza, durante a forte chuva da manhã desta quarta-feira, 22. Moradores da região afirmaram ter solicitado há dois dias a retirada da planta ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) e à Enel Distribuição Ceará. Nesta tarde, a empresa de energia fez a poda da árvore.

Segundo relato enviado ao O POVO Online nesta manhã, a planta, "além de impedir o trânsito local, está derrubando a estrutura do teto e puxando fios de restaurantes. Um perigo para os transeuntes e um prejuízo para os comerciantes”. Os moradores chegaram a contatar os Bombeiros e a Enel também nesta quarta.

Registro feito após a poda da árvore.
Registro feito após a poda da árvore. (Foto: Marina Mapurunga)

Em comunicado, o Corpo de Bombeiros informou que a resolução do problema dependia, primeiro, do corte da energia. “Se houve contato entre a árvore e a rede de energia, nós não podemos fazer nenhum tipo de intervenção até que a Enel faça a parte dela. Feito isso, a nossa guarnição começa imediatamente o trabalho de remoção e liberação da via”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Procurada pela reportagem, a Enel informou que equipes se deslocaram na tarde desta quarta, até a rua para fazer a poda, o que foi constatado pela reportagem.

Qualquer pessoa pode cortar uma árvore?

Conforme informa o engenheiro agrônomo e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), José Maria Freire, 65, moradores não podem cortar uma árvore de modo particular, pois “é um crime ambiental e corre o risco de ser penalizado”. É passível de receber multa de órgãos, como a Secretaria Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ou Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

“É preciso pedir licença para retirar uma árvore. E só pode retirar, quando ela estiver apresentando sinais de doença ou atrapalhando algo no trânsito”, afirma José Maria Freire. Segundo ele, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor) é responsável por fazer e recolher as podas. “O material resultante da poda deve ser recolhido convenientemente, o que muitas vezes não é quando a poda é feito de maneira particular. Uma poda mal feita danifica o tronco Um grande erro cometido é feito em parte pela Enel. Já que não respeitam a arquitetura da planta. E isso deve ser orientado por engenheiros agrônomos”, explica.

De acordo com José Maria Freire, o Crea, através da Comissão de Meio Ambiente, está preparando uma audiência com a Enel e URBFor para debater sobre a regularização das podas. A audiência ainda não tem data definida.

Como solicitar o corte de árvores no seu bairro:

Existem três opções:

1. Falar diretamente com a Secretaria Regional do seu bairro para pedir licença, no qual vai ser feito um estudo sobre viabilidade;

2. Ligar para o número 156, da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana (horário de atendimento: 24 horas);

3. Ligar para o Fala Fortaleza / OGM - 0800 285 0880

O serviço de corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional, pois vai depender da avaliação realizada pelo engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do processo:

1. Abertura do processo

2. Emissão de protocolo

3. Agendamento

4. Acompanhamento: (85) 3131-7660 ou através do aplicativo Central 156 - Fiscalização, da Prefeitura Municipal de Fortaleza

5. Execução

Com informações da repórter Alexia Vieira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags