Participamos do

Hospital privado começa a fazer transplante de rins e medula

A unidade, que tem expectativa de realizar 44 procedimentos neste ano, pretende atender pessoas de outros estados do Norte e Nordeste
00:00 | Mai. 10, 2019
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O transplante de rins e medula óssea em Fortaleza passou a ser feito em um novo hospital desde fevereiro deste ano. Com autorização do Ministério da Saúde, o hospital Antônio Prudente, da rede privada, passa a integrar o grupo de quatro hospitais na Capital que realizam os dois procedimentos.

Já com alta procura, o hospital aumentou sua equipe especializada para esse segmento e têm expectativa de atender outros estados do País, como Bahia, Pernambuco e Amazonas. Além do atendimento por plano de saúde, também há a possibilidade de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante o requerimento e encaminhamento da Secretaria da Saúde de cada estado.

De acordo com Jansen Gomes, médico cirurgião e coordenador de transplante renal da rede Hapvida, a escolha por esses tipos de transplante ocorreu devido a um maior apelo social. Ele explica que o transplante de rins é o mais realizado no País, junto ao de córnea, e o de medula óssea exige uma maior complexidade. “Resolvemos atuar nessas duas frentes inicialmente, mas daqui a alguns anos eu creio que faremos todos os tipos de transplante de órgãos”, ressalta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste ano, já foram realizados 11 transplantes, sendo sete deles de medula óssea e quatro operações renais. Desses, três foram encaminhados de outros estados do Nordeste por meio do plano de saúde, que custeou a viagem e todos os gastos do paciente. A previsão para esse ano é realizar 20 procedimentos renais e 24 de medula, correspondendo a um aumento de 9% e 35%, respectivamente, em relação a 2018.

Emmerson Eulálio, hematologista e especialista em transplantes, afirma que o transplante de medula foi uma evolução da unidade, que já trabalhava com a oncohematologia, especialidade que cuida de doenças de sangue e gânglios ou ínguas. ”Com o conhecimento e a experiência no tratamento de pacientes oncológicos, nos preocupamos em ofertar esse novo serviço, visto que era uma demanda recorrente”, enfatiza.

A operação renal dura cerca de três horas e exige cerca de 15 dias de internamento. Já no caso do transplante de medula, o procedimento dura cerca de duas horas e necessita de três a cinco semanas de recuperação. Jansen Gomes alerta que os pacientes devem, entretanto, continuar com acompanhamento médico durante a vida, para observar possíveis casos de rejeição.

Confira a lista dos hospitais que realizam transplante de rins e medula óssea no Ceará:

- Rede pública

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC)

Endereço: R.Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo

Telefone: (85) 3366-8167

- Rede privada

Hospital Monte Klinikum

Endereço: Rua República do Líbano, 747, Meireles

Telefone: (85) 4012-0012

Unimed de Fortaleza

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 4000, São João do Tauape

Telefone: (85) 3277-7000

Hospital Cura Dar´s - São Camilo

Endereço: Rua Nogueira Acioli, 453, Centro

Telefone: (85) 3464-7000

*Confira a lista completa, com todos os órgãos e estados do País no site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags