Participamos do

Dia D de vacinação contra gripe Influenza acontece neste sábado em Fortaleza

A meta é vacinar 90% do público-alvo, serão 75 minipostos e 18 equipes volantes para reforçar a campanha e garantir que a população seja imunizada
14:00 | Mai. 03, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Dia D de mobilização e vacinação contra a gripe influenza ocorre neste sábado, 4, em Fortaleza. A partir das 8 horas da manhã equipes da área da saúde farão a distribuição das doses gratuitas da vacina. Este ano a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) irá disponibilizar 75 minipostos e 18 equipes volantes para reforçar a campanha e garantir que a população seja imunizada. A meta será vacinar 90% do público-alvo, correspondente a 689.204 mil pessoas.

Quem pode se vacinar

Devem receber a vacina pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (incluindo pessoas com deficiências específicas), trabalhadores da Saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade (inclusive adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e funcionários do sistema prisional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a coordenadora de imunizações da SMS, Vanessa Soldatell, a campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, os números de internações e mortalidade que acontecem em decorrência do vírus da gripe. “A vacina protege contra os três subtipos do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e influenza B). É importante lembrar que a pessoa vacinada deixa de transmitir a doença e passa a proteger as pessoas do seu convívio”, explica.

O que é a Influenza?

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, sendo transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio, sendo também uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação dos grupos prioritários.

Serviço:

Dia D de vacinação contra a gripe

Data: sábado (04/05)

Hora: 8 até 17 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags