Participamos do

Lama de obra inacabada da Prefeitura invade ruas e casas do Vicente Pinzón

Em nota, a Prefeitura disse que, após receber as ocorrências da população, realizou visitas técnicas, limpezas de vias, retirada de lixos na região, desobstrução das galerias e manteve diálogo com as famílias
14:00 | Abr. 23, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os batentes mais altos nas portas das casas, estratégia para enfrentar as consequências da má estruturação da Capital no período de chuva, não foram capazes de conter o intenso fluxo de água misturada à areia que descia pela rua Ismael Por Deus, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Os dejetos, segundo moradores, são de uma obra da Prefeitura que, desde ano passado, constrói um conjunto habitacional - projeto integrante do “Minha Casa, Minha Vida”. Prefeitura informou que, após as reclamações, realizou visitas técnicas, limpezas de vias, retirada de lixos na região, desobstrução das galerias e manteve diálogo com as famílias.

 

Durante a forte chuva do último final de semana em Fortaleza, a situação no bairro ficou mais intensa. Algumas casas foram invadidas pela água, carros ficaram atolados e uma densa lama cobre, desde sábado, vias e calçadas. Em visita ao local, moradores denunciaram que não é a primeira vez que isso acontece.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO-  Pá carregadeira tira areia da Rua Ismael Pordeus.
Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO- Pá carregadeira tira areia da Rua Ismael Pordeus. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O POVO Online visitou o local e conversou com os moradores que informaram que a prefeitura não se prontificou em ressarcir os prejuízos que foram causados após as chuvas. 

Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO-  Pá carregadeira tira areia da Rua Ismael Pordeus
Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO- Pá carregadeira tira areia da Rua Ismael Pordeus (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

De acordo com Maria Cláudia, que há 31 anos reside no local, móveis, eletrodomésticos, entre outros bens foram perdidos com a enxurrada. Além disso, a comunidade teme que chuvas que ocorram no período noturno impossibilite que os moradores permaneçam em suas casas. Os próprios moradores estão tendo que retirar a areia que ficou acumulada nas casas e nas vias. 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 23-04-2019: Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO-  Moradores tiram areia da Rua Ismael Pordeus.
FORTALEZA, CE, BRASIL, 23-04-2019: Rua do Vicente Pinzon fica coberta de areia após chuvas. NA FOTO- Moradores tiram areia da Rua Ismael Pordeus. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

A reportagem procurou a Secretária Municipal da Infraestrutura (Seinf), que em nota confirmou que as obras que estão sendo realizadas, a partir de uma parceria entre a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Caixa Econômica Federal (CEF), são para a construção do conjunto habitacional “Alto da paz” do Minha Casa Minha Vida, no Vicente Pinzón.

De acordo com a titular da Seinf, Manuela Nogueira, a prefeitura fará a desobstrução da rede existente. “A Prefeitura está fazendo a desobstrução da rede existente, retirando a areia que ficou acumulada e está refazendo toda essa rede de drenagem antiga. Isso é obra de mais ou menos três meses. Pode ser mais rápida ou lenta a depender do que terá de chuva daqui para o próximo mês. Quando tiver chuva mais densa, a obra não vai ficar paralisada", explica. 

Conforme o órgão, existem "obras não-incidentes", ficando fora do perímetro do conjunto habitacional e que não influenciam na obra do habitacional, mas influencia na infraestrutura das pessoas que moram nas proximidades.

Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura de Fortaleza informou, em nota, que desde o final de março deste ano faz uma obra de drenagem na rua, com previsão de quatro meses para conclusão. Está sendo construída, no local, uma nova galeria de escoamento para facilitar a captação das águas da chuva. No documento, contou que, após receber as ocorrências da população, realizou visitas técnicas, limpezas de vias, retirada de lixos na região, desobstrução das galerias e manteve diálogo com as famílias. “Estamos com obras no local para sanar a situação o mais rápido possível.”, explicou a prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags