Participamos do

Procissão do Fogaréu recupera tradição do início da Semana Santa

Fiéis da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário se reúnem nas ruas do bairro José Bonifácio para professar a fé e lembrar da perseguição e prisão de Jesus Cristo. É o início da Semana Santa
23:03 | Abr. 17, 2019
Autor Lucas Braga
Foto do autor
Lucas Braga Repórter do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Recuperação da tradição católica, a Procissão do Fogaréu foi realizada na noite desta Quarta-Feira de Trevas, 17, em Fortaleza. Desde o reinício desta celebração de fé, há oito anos, fiéis da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário se reúnem nas ruas do bairro José Bonifácio para professar a fé e lembrar da perseguição e prisão de Jesus Cristo. É o início da Semana Santa. 

Procissão do Fogaréu 2019, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário
Procissão do Fogaréu 2019, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Foto: TATIANA FORTES/O POVO)

"Desde pequenininho, em Pacatuba, sou da igreja. Então, participo de todos os movimentos da Semana Santa, da Procissão do Fogaréu à Paixão de Cristo", exemplifica o fiel Thalis Machado, que participou do evento nesta quarta. Junto dele, 20 personagens encapuzados e trajando túnicas (farricocos, soldados romanos) acompanhados por 20 percussionistas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Manifestação da cultura tradicional popular, a procissão tem rito secular. Farricocos encontram o local que representa a mesa da “Última Ceia”, já dispersa. Em seguida avança para a segunda e última parada, quando os tambores silenciam e um toque de clarim anuncia a prisão de Cristo. Após a captura simbólica, o clarim executa o toque de silêncio e as tochas, apagadas.

Procissão do Fogaréu 2019, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário
Procissão do Fogaréu 2019, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário (Foto: TATIANA FORTES/O POVO)

Rodrigo Damasceno, curador da Irmandade do Rosário, explica que o formato acontece também em cidades da Bahia e Goiás. O evento tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado. "A prisão de Cristo se deu da Quarta-Feira de Trevas para a Quinta-Feira Santa. Isso estava esquecido. Na realidade, o início da procissão deveria ser à meia-noite, mas, por questão de segurança, começamos às 20 horas, todo ano", completa.

Reunião

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário era, originalmente, formada por escravos, ainda na primeira metade do século XVIII. Com o retorno da Irmandade, em 2009, foi recuperada a devoção à Nossa Senhora da Boa Morte e São Jorge Guerreiro e santos negros, sincréticos, como Santo Elesbão, Santo Antônio de Categeró, Santa Bakhita e Santa Efigênia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags