Participamos do

Jornada discute autismo sob múltiplos olhares

Evento trouxe a presença de diversos profissionais de saúde e áreas ligadas ao tema para a realização de painéis e palestras que debateram educação, sexualidade, mercado de trabalho, família e esporte
19:19 | Abr. 13, 2019
Autor Teresa Monteiro
Foto do autor
Teresa Monteiro Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Tendo à frente a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que existe desde 2015 a partir da reunião de familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Praça de Eventos do shopping RioMar Fortaleza recebeu neste sábado, 13, a III Jornada FAZ. Aberto ao público, o evento trouxe como tema para esta edição “Autismo: Múltiplos Olhares”, sendo uma das iniciativas ligadas ao Mês de Conscientização do Autismo e ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado a cada 2 de abril. Descreve-se o Autismo como um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro.

Iniciada por volta das 11 horas e estendida até quase 21 horas, a jornada trouxe a presença de diversos profissionais de saúde e áreas ligadas ao tema para a realização de painéis e palestras que debateram educação, sexualidade, mercado de trabalho, família e esporte. A Praça de Eventos também abriu espaço para a prestação de serviços, através de órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Espaço Kids, além da venda de produtos, apresentações culturais e lançamentos de livros.

“Fazemos essa jornada com o intuito de trazer o máximo possível de informações à sociedade, diminuir um pouco o preconceito, que ainda existe bastante, e destacar a inclusão – principalmente a escolar – que ainda é bem falha. Neste ano, fizemos um pouco diferente, inserindo painéis às palestras e, nos painéis, tivemos autistas falando também. Porque a gente costuma relacionar autista somente à criança, mas elas crescem. E os que estão crescendo estão sem tratamento, sem escola”, sinalizou Daniela Pinto Coelho, mãe de autista e uma das fundadoras da FAZ.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após apresentação do esquete Alegria, Alegria. Faça Como Eu: Sorria!, o primeiro painel abordou o tema Família, com as participações de Ana Karynne Magalhães (artesã), Cristina Maia (odontopediatra), Fernanda Cavalieri (atual presidente da FAZ), Mauro Costa (jornalista), Kassiane Costa (farmacêutica) e Rafaella Botelho (publicitária). Ao longo da programação, entraram em cena outras abordagens, como “Mitos e Verdades sobre o ABA (Terapia Analítico Comportamental)”, “Dicas para Superar a Seletividade e a Recusa Alimentar”, “O Autismo está aumentando? Por que?” e “Estimulando as Habilidades Sociais e as Atividades de Vida Diária”.

Projeto de inclusão social ainda em fase de captação, o TEAmar também esteve presente no RioMar. “Estamos desde o ano passado mostrando para as crianças a questão de entrar no mar, de fazer o equilíbrio na prancha, fazer aquele primeiro contato, e ele foi muito bem aceito. As crianças estão amando! Nós só pedimos para que a idade mínima seja a partir de seis anos, mas podem adolescentes também e o nosso objetivo realmente é inserir eles no esporte, na vida cotidiana e fazer com que as pessoas entendam que o autista pode fazer qualquer coisa”, explicou Renata Fernandes, pedagoga, mãe de autista e integrante da diretoria da FAZ.

“Pra mim, o amor é um negócio incondicional. Nós amaríamos nossos filhos pra sempre, independente de qualquer coisa, de qualquer situação, de qualquer estado dele. Só que, para isso, nós precisamos exercitar o amor. E o amor é um exercício diário que exige da gente um pouco de esforço para além do que a gente faria. No meu caso, foi fundamental a informação. Quanto mais a gente tiver, quanto mais bem informado nós estivermos, maior vai ser a condição de nós termos a tranquilidade para entender que a vida deve ser vivida em todos os seus momentos e com plenitude. Nossa vida é pautada não por uma condição, mas pelo amor”, enfatizou Mauro Costa, pai do George, 6.

Para saber mais sobre a "FAZ":

Telefone: (85) 98186 4552 / www.faz.org.br

E-mail: associacaofortalezaazul@gmail.com

fazbrasil (Facebook)

@fortalezaazul (Instagram)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags