Participamos do

Sede do Instituto Confúcio, convênio da UFC com universidade da China, é inaugurada nesta quarta

O convênio entre as duas universidades começou em abril do ano passado, com o início do curso de mandarim
16:24 | Abr. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Confúcio, que tem como objetivo promover o ensino da língua e cultura chinesas, teve sede inaugurada na tarde desta quarta-feira, 10, na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici. O evento teve a presença da professora Li Jing, vice-presidente da Universidade de Nankai, uma das mais importantes da China.

O convênio entre as duas universidades foi iniciado em abril do ano passado, quando a UFC passou a ofertar aulas de mandarim. O curso dura seis semestres e conta hoje com quatro turmas. A professora Monica Amorim explica que, para além de fins educacionais, o instituto pretende possibilitar parcerias entre instituições governamentais e setores produtivos do Ceará e da China.

A sede na UFC, que funcionará como um anexo à Seara da Ciência, foi planejada arquitetonicamente com várias referência à cultura chinesa. Newton Becker, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, esteve no País em 2016 buscando inspiração para o projeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No pátio interno do local, foi projetado um jardim com elementos que remetem à paisagem do país asiático, como bambus, pontes de madeira e pintura no chão simbolizando um rio. A ambientação e sinalização de todo o espaço, feita por um projeto de extensão da universidade, possui indicações em mandarim e português.

O instituto tem 480 unidades no mundo. A sede na UFC é a 10ª do País e a segunda do Nordeste (a primeira foi instalada em Pernambuco). O equipamento ainda conta com salas de aula e de reunião, biblioteca, coordenação pedagógica e gabinete de professores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags