Participamos do

Funceme descarta que ciclone tropical atinja Fortaleza nesta quarta, 3

Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com eventos de chuva em Fortaleza nos períodos da madrugada e manhã desta quarta. Já para a tarde, somente nebulosidade variável
15:47 | Abr. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 17h10min

Informações divulgadas nas redes sociais indicam possibilidade de um ciclone ou tempestade se formar em Fernando de Noronha e chegar em Fortaleza na tarde desta quarta-feira, 3. Entretanto, segundo a Funceme, a previsão indica que não há características de ciclone tropical. O fenômeno deve durar pouco tempo e não atingirá o continente, incluindo o Nordeste brasileiro.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou nota em sua página oficial no Instagram, afirmando que foi observada, durante a manhã de hoje, uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios (o que é comum), isto é, onde encontra-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mas já dissipou-se. De qualquer modo, o cenário anterior já não se caracterizava favorável à formação de um ciclone tropical.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, essa pequena baixa pressão, que não se caracteriza como ciclone tropical, deve durar pouco tempo e não atingirá o continente, incluindo a porção do Nordeste brasileiro.

O meteorologista salienta ainda que a força de Coriolis, devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do Equador, não oferecendo condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centros de baixa pressão atmosférica mais intensos, tal como ocorre com os ciclones tropicais.

Neste momento, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuva em Fortaleza nessa quarta-feira. Apesar do cenário indicado, a fundação afirma que é importante acompanhar as possíveis modificações nas análises que a Funceme realiza, diariamente, nos períodos da manhã e da tarde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags