Participamos do

Conheça dicas para a Páscoa; uma delas é o ovo de chocolate cor de rosa com cacau Ruby

O instrutor de gastronomia e confeiteiro do Senac Ceará, Matheus Vieira apresenta as principais tendências para saborear um bom chocolate nesta data
16:02 | Abr. 04, 2019
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um dos feriados mais saborosos do ano se aproxima e, como já é tradição, as prateleiras das lojas estão carregadas com diversas opções de ovos de Páscoa e doces que são capazes de tirar qualquer um da dieta e de deixar felizes os chocólatras de plantão. Pensando nisso, O POVO Online e o confeiteiro Matheus Vieira separaram as principais dicas que darão um gostinho especial nesta data.

Além de confeiteiro, Matheus é instrutor de gastronomia do Senac Ceará, e para ele tão importante quanto o sabor, o visual também faz a diferença na hora de abrir um ovo de chocolate e de ter aquela surpresa de sabores e recheios deliciosos. "Trabalhar com chocolate traz a satisfação em fazer a vida das pessoas um pouco mais doce", conta.

O confeiteiro aposta em sabores que remetam o gostinho de infância
O confeiteiro aposta em sabores que remetam o gostinho de infância (Foto: Matheus Vieira)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Páscoa deste ano vai resgatar aqueles sabores que remetem à infância, como: brigadeiro de panela, doce de leite, leite ninho, Nutella, Farinha Láctea, meio amargo, branco, e o tradicional ao leite serão os grandes protagonistas. Mas não é só isso, vem aí um quarto elemento que vem fazendo a cabeça dos chocolatiers, conhecido como Ruby, por causa da pigmentação cor de rosa, esse chocolate também irá brilhar.

O confeiteiro trouxe a nova aposta de sabores que misturam chocolate com um leve toque de acidez do rosa Ruby
O confeiteiro trouxe a nova aposta de sabores que misturam chocolate com um leve toque de acidez do rosa Ruby (Foto: Matheus Vieira )

O chocolate Ruby, ou rosa, é uma nova aposta dos chocolatiers. A diferença não fica só na cor, mas também é possível notá-la no sabor, um pouco mais cítrico e leitoso, além disso a cor não contém corantes . Os grãos do cacau que dão origem a essa iguaria, são encontrados exclusivamente na Costa do Marfim, no Equador e no Brasil, especificamente na Bahia.

Como trabalhar com o chocolate e brilhar nesta data

Trabalhar com chocolates requer paciência e dedicação, por isso investir sempre em capacitação é primordial, para isso vale procurar cursos com profissionais que entendam e que atuem no mercado. Seja ao leite, branco, ou amargo, esse doce pede que o confeiteiro se dedique, pois todo o sabor depende do preparo. Estar por dentro das técnicas e conhecimentos específicos do produto também facilitam na hora de prepará-lo.

É importante saber o que está em alta no mercado, por isso fazer pesquisas na região onde mora, ou até mesmo no exterior darão ao confeiteiro um leque maior e assim fazer do chocolate algo experimental. Tendências que partem de países europeus como França e Suíça já somam uma certa tradição, mas é no Brasil que a principal matéria para criar o chocolate está enraizada, como é o caso do Cacau, sem esse ingrediente, torna-se difícil existir aquele sabor inigualável.

Para que seu chocolate tenha boa durabilidade sem perder o sabor original desde o preparo, é essencial que o local de armazenamento esteja adequado para todo os ingrediente que foram utilizados para o preparo do chocolate.

Divulgação
Divulgação (Foto: Matheus Vieira)

Serviço

Curso de confeiteiro ( 300 horas) 

Início: 8/4/2019

Local: Senac Aldeota

Endereço: R. Tibúrcio Cavalcante, 1750

Valor: 10x R$ 386,00

Telefone: (85) 3433-3884

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags