Participamos do

Fortaleza não registrou problema com semáforos durante chuva esta quarta-feira, diz AMC

O órgão não recebeu nenhum chamado de ocorrência de sinais apagados ou amarelos piscantes
18:10 | Mar. 13, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Capital cearense amanheceu com forte chuva nesta quarta-feira, 13, e pela primeira vez no ano não houve registro de problemas nos cruzamentos em que existem semáforos instalados, de acordo Lélio Vale, gerente de Manutenção de Sistemas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O órgão não recebeu nenhum chamado de ocorrência de sinais apagados ou amarelos piscantes.

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN nesta manhã, Lélio explicou que as falhas que acontecem nos semáforos são em consequência da quantidade de carga que a rede elétrica recebe, e que muitas vezes ocasiona o desligamento dos sinais ou porque o equipamento pode ter sofrido algum dano conforme o tempo.

O gerente explicou que, em Fortaleza, o órgão está instalando em toda a rede um sistema intitulado de “NoBreak”, que desde 2016 já atua em 357 cruzamentos que possuem semáforos para evitar que em dias de muita chuva ou alto aquecimento, os motoristas enfrentem problemas no trânsito. O sistema cria uma resistência aos impactos que a rede elétrica recebe, evitando assim que gere uma pane. Cerca de 36% da cobertura já existe em todo a cidade e a previsão é que até o final do ano esteja em todos os cruzamentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O método evitará que oscilações elétricas interfiram na rede de sinais que está espalhada pela Capital. O objetivo será evitar novos acidentes e congestionamentos no trânsito em decorrência do período das chuvas.

Todos os meses a AMC implanta novos equipamentos em semáforos nos pontos em que ainda não existem o atendimento do órgão. “O sistema de NoBreak foi pensado para diminuir ocorrências e evitar acidentes de tráfego”, explica.

Como funciona o NoBreak

O NoBreak tem a finalidade de evitar congestionamentos, acidentes, e manter os condutores de veículos em atenção ao trânsito. A tecnologia desse sistema permite que em períodos chuvosos ou muito quentes, a sinalização não seja prejudicada. A rede elétrica recebe muita intensidade de energia, fazendo que com o tempo ela se desgaste, podendo gerar uma pane.

O órgão orienta que as denúncias de problemas nos equipamentos podem ser feitas por meio do número 190. “Ele já consegue entrar em contato com agentes que estão dentro do Centro de Operações da Ciops, e esses agentes passam a ocorrência para a nossa equipe, para atuarmos de forma mais rápida”.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags