PUBLICIDADE
Notícias
IRACEMA E BENFICA

Domingo de Carnaval em Fortaleza é marcado por blocos independentes

20:24 | 03/03/2019
Foto: Mateus Dantas/O POVO
Foto: Mateus Dantas/O POVO

Com o Solto na Buraqueira, estreante no Benfica, e Iracema Bode Beat, o domingo de Carnaval em Fortaleza foi dos blocos independentes.

O cortejo do Iracema Bode Beat saiu pontualmente às 16h40min do Largo dos Tremembés, na Praia de Iracema, e seguiu até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com atrações musicais. O bloco homenageia a abolicionista Tia Simoa e o artista Sérvulo Esmeraldo.

Já o Solto na Buraqueira estreou na manhã deste domingo, 3, no Benfica. O bloco é independente e sai sem patrocínio. O bloco contou com as contribuições dos foliões.Alguns dos organizadores do Solto na Buraqueira participavam do tradicional Sanatório Geral, que encerrou as atividades em 2016.

Iracema Bode Beat

DJ Cristoball, seguido da Banda Bode Beat, comandada por Daniel Groove e Nayra Costa, fizeram a festa. Os shows aconteceram no palco Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O bloco nasceu em 2017, mas em 2019 acabou ficando de fora da agenda pré-carnavalesca, em razão do fim da parceria com o Centro Dragão do Mar. 

Para driblar os impasses e conseguir, de algum modo, botar o bloco nas ruas, os produtores à frente do Bode Beat recorreram a crowdfunding “para custear minimamente as despesas do bloco", segundo conta Tauí Castro, um dos organizadores do bloco. De última hora, parceria com o Instituto Iracema foi viabilizada. "É complicado, porque temos uma parte de rua, uma parte cênica muito grande e outra de palco, com a big band”, explica.

Outro bloco descontinuado na programação oficial foi o Chão da Praça, que assim como o Bode Beat, fez a animação de foliões durante anos, na Praça Verde do Dragão do Mar, comandados pelos Transacionais.

 

O Povo